O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz" - por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917.
Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.
1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo.
MULHER CONTABILISTA
As mulheres tem se destacado nas últimas décadas pela atuação cada vez mais freqüente na vida social, política e nas entidades de classe. Na Contabilidade passaram de 4,3%, em 1950, para 31,7%, em 1990, e, atualmente, representam 37% num universo de 417 mil profissionais em todo o Brasil. Em São Paulo, o estado mais desenvolvido do País, não é diferente. A significativa representação feminina na Contabilidade é comprovada com a presença de 39 mil mulheres na categoria de um total de 117 mil profissionais.
Fonte: http://www.crcsp.org.br/portal_novo/hotsite/mulher_contabilista/home.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário