por: Jearderson GM Oliveira
Ade3lbã de Cunha Macedo
Introdução
A Contabilidade Pública atual não fornece informações suficientes e oportunas para o controle da gestão pública. Além daquelas de caráter econômico-financeiro sistematizadas quanto ao tempo e natureza, há outras informações que precisam ser incorporadas e levadas em consideração. O setor público precisa rever os seus padrões não só em nível de gestão,mas também, no processamento das informações contábeis e respectiva publicidade junto à sociedade.
A contabilidade vale-se pelo seu potencial de informação aos diversos usuários sobre as movimentações e posições patrimoniais em determinada data. A informação para tomada de decisões passou a desempenhar função primordial para as empresas competitivas, descentralizando o registro e o controle, antes específicos de uma divisão isolada nas entidades, agora facilitados pelas inovações dos Sistemas de Informações Integrados.
O propósito principal para o qual a informação é dirigida é para facilitar avaliações sobre decisões de investimentos e julgamentos sobre a qualidade do esforço do desempenho da administração.
Com isso, a informação contábil deve ser imbuída de características próprias, entre elas confiabilidade, objetividade, compreensibilidade e relevância que garantam o atendimento das necessidades dos seus usuários, evitando a tomada de decisões equivocadas.
Fonte:
http://www.face.ufmg.br/revista/index.php/contabilidadevistaerevista/article/download/275/268
0 comentários:
Postar um comentário