6 de julho de 2011

Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (IPSAS/IFAC): Uma Análise para Convergência com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCTSP/CFC).


por: Professor Francisco Ribeiro

Produção da IPSAS
• A missão da International Federation of Accountants (IFAC), é “servir ao interesse público, fortalecer a profissão contábil ao redor do mundo e contribuir ao desenvolvimento de economias internacionais fortes pelo estabelecimento e pela promoção da adesão a padrões profissionais de alta qualidade, estimulando a convergência internacional desses padrões, e pronunciando-se sobre temas de interesse público onde o conhecimento especializado da profissão tem alto grau de relevância.”;

• IPSASB (antigamente Public Sector Committee (PSC) é um Conselho da IFAC, constituído para desenvolver e emitir sob sua própria autoridade Padrões Internacionais de Contabilidade para o Setor Público (IPSASs);

• As IPSASs são padrões globais de alta qualidade para a elaboração de demonstrações contábeis por entidades do setor público.


Resumos das IPSAS
IPSAS 1 – APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS (CONTÁBEIS) - Uma entidade cujas demonstrações contábeis estejam de acordo com Os Padrões Internacionais de Contabilidade para o Setor Público deve evidenciar esse fato. As demonstrações contábeis não devem ser descritas como estando em conformidade com os Padrões Internacionais de Contabilidade para o Setor Público a não ser que cumpram com todas as exigências de cada Norma Internacional de Contabilidade para o Setor Público aplicável.

IPSAS 2 – DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA – O demonstrativo do fluxo de caixa identifica as fontes de entrada de caixa, os itens de caixa gastos durante o período reportado e o saldo do caixa na data relatada. Informações sobre os fluxos do caixa de uma entidade são úteis ao proporcionar aos usuários demonstrações financeiras com informações para prestação de contas e auxiliar na tomada de decisões.


Fonte: http://www.fucape.br/downloads/francisco_ribeiro.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário