por Msc Valcemiro Nossa
Com base no novo cenário mundial, no qual reina a era da informação,
do conhecimento e das novas tecnologias, onde é exigido do profissional da área
contábil (e de outras também) maior “poder de fogo”, são feitos os seguintes
questionamentos: será que os cursos e principalmente os professores de
Contabilidade estão preparados para atender a esse avanço?
No Brasil, com relação à titulação, apenas 19% dos professores de
Contabilidade possuem cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado.
No que se refere ao regime de trabalho, somente 16% desempenham suas funções em
regime de tempo integral.
Este artigo apresenta as principais causas que levam a maioria dos
docentes a não terem um desempenho adequado nas atividades de ensino. São discutidas também
questões relacionadas à importância e preocupações ligadas ao professor que
exerce, além do ensino, outras atividades fora da escola, fato comum na
atividade contábil.
Outro ponto abordado é a necessidade de melhoria na formação dos
professores de Contabilidade. O aluno, que é automaticamente o futuro
profissional, necessita ter uma formação com competências e habilidades
diversificadas, ou seja, uma formação polivalente.
Além do conhecimento da Contabilidade e suas aplicações, deve ter-se
uma boa noção de métodos quantitativos, informática, economia, administração,
finanças, transações internacionais, línguas estrangeiras etc. Para que o
profissional tenha todo esse potencial é preciso que se tenha primeiro
professores qualificados e atualizados.
Fonte:
http://portal2.unisul.br/content/navitacontent_/userFiles/File/pagina_dos_cursos/CCOTB/ensinocontabilidade.pdf
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