por Paulo Dragaud Zeppelini
Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FACESP/FECAP
Administrador de Empresas com MBA em finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC.
Sabemos que os agentes econômicos possuem diversas opções de investimentos para os recursos que possuem e que cada uma dessas opções apresenta normalmente características diferenciadas. Entretanto, na medida em que uma das alternativas de investimento é selecionada, talvez os benefícios das demais sejam perdidos. Neste caso a melhor escolha é aquela que maximiza a satisfação do agente econômico. È neste contexto que se insere o estudo do custo de oportunidade.
Existem várias aplicações do conceito de custos de oportunidade na administração moderna. Em nossa opinião, merecem destaque as aplicações voltadas ao auxílio do gestor para otimização dos recursos que serão utilizados nos processos de tomada de decisão. Atualmente, o conceito de custos de oportunidade é utilizado não só nas decisões de investimento como também nas decisões internas de preços de transferências de preços de transferência, decisões de utilização ou aluguel de espaço, decisões de comprar ou produzir, etc.
Fonte:
http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=124&ved=0CCwQFjADOHg&url=http%3A%2F%2Fexpresstraining.com.br%2Fscripts%2Faction_download.php%3Ftype%3Dutd%26name%3DUpToDate327.pdf&rct=j&q=Eliseu%20Martins%20PDF&ei=bVBeTu2hNuX20gH-oZiQAw&usg=AFQjCNGpgFCdasSvbIG4g5IvkHn_KHTgMw&cad=rja
Nenhum comentário:
Postar um comentário