17 de dezembro de 2011

Investimentos - Participação em outras Sociedades


por Prof. Me. Mompean


Introdução

• De uma forma geral, investimentos podem ser entendidos como toda e qualquer aplicação de recursos em ativos cujas fontes são representadas pelo passivo ou patrimônio líquido.

• Estes investimentos são classificados de acordo com a sua natureza e a intenção.

• Investimentos representados por ativos que têm como objetivo a manutenção do ciclo operacional da empresa e sejam efetuados em caráter temporário são classificados no ativo circulante ou realizável a longo prazo

• Os ativos que têm por objetivo a manutenção das atividades operacionais da empresa e sejam efetuados em caráter permanente são classificados no ativo permanente.

Tipos de Investimentos

• Títulos de crédito = papéis emitidos por entidades financeiras (Letras de Câmbio, CDB, etc...) ou por entidades não financeiras (debêntures)

• Valores Mobiliários = papéis emitidos por entidades financeiras, ou não, representativos de frações de um patrimônio (ações, quotas ou debêntures) ou direitos sobre a participação num patrimônio (bônus de subscrição ou partes beneficiárias), bem como, papéis representativos da dívida pública federal, estadual ou municipal (LTN, NTN, LFT, LBC, etc.)

• Aplicações financeiras  = aplicações de recursos em papéis de natureza monetária representados por direitos ou títulos de crédito e valores mobiliários, com prazos de vencimentos pré-determinados. Normalmente, na forma de fundos de renda fixa ou variáveis.

• Outros investimentos  = aplicações de recursos em bens de natureza não monetária, representados por valores mobiliários sem prazos de vencimentos e sem taxas de rendimentos pré-determinadas. O rendimento está relacionado às oscilações de cotações de preços de compra e venda:

- Ações cotadas em bolsa de valores
- Investimento em ouro
- Fundo de ações



Fonte: 
http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBgQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.mompean.com.br%2Fbiblioteca%2FINVESTIMENTOS.doc&rct=j&q=O%20que%20representa%20valores%20significativos%20para%20o%20efeito%20de%20c%C3%A1lculo%20de%20Equival%C3%AAncia%20Patrimonial%3F%20&ei=2vdsTqi1KYPe0QGL2czxBQ&usg=AFQjCNFghfutkcb1B5WWo5nQjYPkX9CB7Q&sig2=mRuXhR1sCEBaWo-UC6yhug&cad=rja

Nenhum comentário:

Postar um comentário