por Maria Aparecida Scarpin,
José Eduardo Scarpin,
Mônica Sionara Schapallir Calijuri
Pode-se dizer que a contabilidade continua nos tempo de hoje o mais importante
instrumento proporcionador de informações para gerir as organizações. No livro
As maiores invenções dos últimos 2000 anos, Gordon Gould considera a
escrituração contábil a maior invenção: “Se O dinheiro é o sangue e os mercado
o sistema circulatório da economia global, os livros de contabilidade de
dever-haver são as células nervosas que controlam e respondem a mudanças no
fluxo do dinheiro”. (BROCKMAN, 2000; pg.70).
Nos últimos anos verifica-se substanciais melhorias qualitativas no campo
da contabilidade. As mudanças ocorridas no cenário econômico do mundo
globalizado provoca forte impacto no desempenho do profissional de contabilidade
e do seu reconhecimento por parte das organizações e da própria sociedade como
um todo.
O contabilista tem dinamizado seu trabalho pela evolução dos sistemas
operacionais e pela informática, mas não utiliza técnicas mercadológicas na
comercialização de seu produto.
Falta estratégias de marketing sobre os serviços contábeis. As funções e
atividades do profissional de contabilidade se encontram vinculadas com o
“negócio” do consumidor, ou seja: o cliente.
Observa-se que a posição dos consumidores dos serviços vai além da
avaliação da capacidade e idoneidade do profissional, já que o mesmo não se
encontra capacitado para avaliá-lo tecnicamente. Ele analisa o preço, a
localização do escritório, a apresentação do serviço, a atenção que recebe, a
garantia futura e um elemento diferencial da proposta profissional que o fará
optar, como o faria com um produto qualquer.
Tanto as pequenas empresas de serviços contábeis, quanto grandes empresas
de consultoria, estão reconhecendo a necessidade de se tornarem mais
sofisticadas no que se relaciona ao marketing, pois este propõe, em sua
extensão, um processo que aponta para a satisfação do cliente, o que implica
diretamente na consciência do prestador de serviços a respeito do grau em que
seu trabalho, de fato, esteja apropriado a essa finalidade.
É um processo gerencial que se manifesta em programas formulados
destinados a obter respostas desejadas. O Marketing ocorre antes mesmo de
qualquer venda, envolve a criação de planos e programas cuidadosamente preparados.
Na verdade, com os avanços tecnológicos e a globalização, o Marketing
passou a ser uma força somatória, onde devem estar também a qualidade dos
serviços e a inovação, pois só assim o Contabilista ou sua empresa de serviços
contábeis estarão preparados para enfrentar a competitividade, desenvolvendo
serviços apropriados, difundindo novas mudanças e tendências, gerando
comunicação e, principalmente, uma ação de comprometimento entre o prestador de
serviços contábeis e o usuário.
Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t13.pdf
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