PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

12 de fevereiro de 2013

Harmonização Internacional das Práticas Contábeis - Uma necessidade di Mundo Globalizado



por Derilda Furlan Justi Rocha


A contabilidade é uma ciência tão antiga como o próprio homem. Alguns historiadores e teóricos acreditam que a contabilidade existe há pelo menos 4.000 (quatro mil) anos a.C. No início definiam como sua  única função a de avaliar a riqueza patrimonial do homem. A evolução da história nos mostra que a ciência da contabilidade ultrapassa, e muito, essa barreira.
Passado o período das grandes descobertas e, após o grande impulso econômico a nível mundial, a contabilidade  se consolida como a ciência que conhecemos atualmente. Por volta do ano de 1494, o frei Luca Pacioli escreveu a  primeira literatura sobre o método das partidas dobradas, método este utilizado até  hoje, fortalecendo ainda mais o sistema contábil, principalmente na Itália. Surgia a partir daí a chamada Escola Contábil Italiana. Neste momento da história, todas as atenções se voltavam para a Europa, que era considerada o centro do mundo.
Foi quando uma grande ascensão econômica e o surgimento das gigantescas  “Corporations”, a partir de 1920, que o mundo passou a voltar suas atenções para os Estados Unidos da América (EUA), dando início, neste momento, a Escola Contábil  Norte-Americana. Com isso, pode–se dizer que começava a queda da Escola  Contábil Italiana.
Nos últimos anos, o que se vê é uma economia cada vez mais globalizada,  com empresas multinacionais prosperando a cada dia, e outras empresas menores que começam a ousar vôos mais altos, em busca de mercados externos. Com tanta  evolução dos mercados internacionais, a contabilidade também evolui de forma a  acompanhar a globalização. Conforme Iudícibus (2002, p. 44) “(...) o grau de avanço da Contabilidade está diretamente associado ao grau de progresso econômico, social e institucional de cada sociedade”.
O próximo passo para essa evolução da contabilidade é o desafio da Harmonização das Normas Contábeis a nível mundial. Características como,  confiabilidade, relevância, neutralidade  e comparabilidade devem fazer parte das  informações fornecidas pela contabilidade aos seus usuários, como sendo uma de  suas funções primordiais.

Fonte: http://www.fucape.br/premio_excelencia_academica/upld/trab/3/derilda.pdf

0 comentários:

Postar um comentário