por Dr. Ms. Ivam Ricardo Peleias,
Dr. Martinho Maurício Gomes de Ornelas,
Prof. Ms. Marcelo Rabelo Henrique,
Profª. Elionor Farah Jreige Weffort
A Perícia Contábil é uma opção profissional para os Contadores. A
Resolução CNE/CES No. 10/2004 determinou que os cursos de Ciências Contábeis
devem formar profissionais aptos a
interagir com o contexto atual, o que requer boas condições de ensino
e professores qualificados nas disciplinas e conteúdos, inclusive Perícia
Contábil. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as condições de
ensino de Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na grande São Paulo.
Foram analisados os planos de ensino da disciplina em dois grupos de cursos: o
primeiro. com 7 dos 10 melhores classificados pelo ENADE de 2006, e o segundo
com 10 cursos escolhidos por acessibilidade. A pesquisa é descritiva, apoiada
por investigação bibliográfica e documental, e análise de conteúdo para
avaliação dos planos de ensino obtidos. A revisão da literatura revelou a
evolução histórica no ensino de Perícia Contábil no Brasil, refletida na
legislação nacional sobre o ensino Comercial e da Contabilidade, e que na
América do Norte o estímulo para a oferta de conteúdos vem da sociedade e do
mercado de trabalho, ao contrário do Brasil, cujo comando é a legislação. Os resultados
obtidos com a análise dos planos de ensino indicam que o grupo das IES melhor classificadas
no ENADE possui melhores condições de ensino para a disciplina Perícia Contábil.
Constatou-se, para este grupo, maiores preocupações e cuidados em relação a: estratificação
dos grupos de conteúdos oferecidos, completude dos planos de ensino, variação nas
estratégias de ensino, ênfase em determinados grupos de conteúdos e variedade
nos critérios de avaliação.
Fonte: http://www.anpcont.com.br/site/docs/congressoIII/03/266.pdf
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