PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

2 de abril de 2011

Os primeiros Livros Portugueses sobre Contabilidade


por: Joaquim Fernando de Cunha Guimarães.

Introdução
Os livros constituem, indubitavelmente, uma das fontes mais preciosas na investigação científica pelo que a Contabilidade como ciência e com um vasto campo de investigação ao seu alcance não foge a essa regra.

Neste estudo apresentamos uma listagem dos livros portugueses mais antigos que  versam a Contabilidade e algumas áreas conexas, extraída, essencialmente, do estudo sob o título “Ensaio de Bibliografia Portuguesa de Contabilidade”, publicado na Revista de Contabilidade e Comércio n.º 47/48 ANO XII, de 1944 (pp. 260-78), de Rodrigo Manuel de Everard Martins e comentamos os dois que são considerados os mais antigos, a saber:

·         − O livro “Mercador Exacto nos seus Livros de Contas ou Methodo Facil para Qualquer Mercador e outros Arrimarem as suas Contas...”, de João Baptista Bonavie, de 17583, que é considerado o livro mais antigo escrito em português;
·         − O livro “Tratado sobre as Partidas Dobradas”, de autor anónimo, de 1764, que é considerado por alguns autores o livro português mais antigo sobre Contabilidade e, por outros, o segundo livro mais antigo.

Assim, com este trabalho pretendemos efectuar uma ligeira análise dos livros supra, que, devido à sua raridade e difícil acesso, temos consciência que não são do conhecimento da maioria dos profissionais da contabilidade.

De notar que apesar da Revista de Contabilidade e Comércio ter destacado em alguns estudos, assinalados no estudo e bibliografia, as listas dos livros do século XVIII e XIX, julgamos que este trabalho permite uma maior divulgação, pois, infelizmente, só um número reduzido de profissionais da Contabilidade assinam esta importante revista que é a mais antiga (desde 1933) e que ainda hoje se publica.

Além disso, não temos conhecimento que, até à data, tenha sido publicado algum trabalho enfatizando os aspectos que analisamos, o que constitui mais um argumento favorável a esta abordagem.

Apesar das fontes consultadas indiciarem que esses dois livros são os mais antigos na área contabilística, constatamos a existência de um outro livro ainda mais antigo, de 1706, com o título “Norte Mercantil e crisol de contas dividido em três livros, nos quais se tratam por modos muitos fáceis... e a declaração do livro de caixa e seu manual de contas de Mercadores”, da autoria de Gabriel de Sousa (ou Souza) Brito, que era um judeu português, mas que, de acordo com a nossa investigação, não há certeza de que o livro tenha sido escrito em português, cuja confirmação guardamos para trabalho futuro.

Fonte: http://www.jmmsroc.pt/downloads/ao_estudos/148.pdf

1 comentários:

Anônimo disse...

A Revista Portuguesa de Contabilidade
pretende preencher o espaço deixado pelo
“Adeus” da Revista de Contabilidade e
Comércio.
Fundada em 1933 por José Henriques
Garcia, cessou a edição em Dezembro de
2010. Representou, durante muitas décadas,
o principal veículo de comunicação entre os
interessados na contabilidade, assumindo
papel inigualável como fonte de literatura
técnica, e, até pela sua duração, na história
da contabilidade em Portugal.
Deixo o link para a revista:
www.revistadecontabilidade.com

Postar um comentário