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27 de março de 2011

Análise Crítica da Contabilidade Gerencial no Brasil sob a Ótica dos Professores



por: Fábio Frezatti.
Tânia Regina Sordi Relvas.
Artur Roberto do Nascimento.
Emanuel Rodrigues Junqueira.


Introdução
A contabilidade gerencial tem se desenvolvido desde longa data focando o lado interno das organizações. Hesford et al. (2007) mencionam que, a partir da década de 1980, surgiram novos tópicos de pesquisa e novos periódicos internacionais com espaço para a contabilidade gerencial. Esses periódicos apresentam uma perspectiva diferente no exame dos fenômenos, com preocupação multidisciplinar e, em muitos casos, com uma multiplicidade de métodos aplicados na análise dos problemas.

Como decorrência, torna-se relevante saber se há consenso, e em que elemento, quanto ao tratamento dado à contabilidade gerencial nas salas de aula. O senso comum indica que devem ocorrer discrepâncias em função de formações, experiências e visões diferenciadas, em termos de utilidade e estrutura da contabilidade gerencial, por parte dos professores. Dessa forma, diferentemente da contabilidade financeira que, por ser normativa, pode ser entendida de maneira abrangente e uniforme, o grau de homogeneização da aplicação da contabilidade gerencial em sala de aula não parece ser uma realidade.

A motivação em desenvolver esta análise se relaciona com a vastidão do país, tanto geográfica quanto cultural, o que permite encontrar diferentes tipos de utilidade e aplicação para a contabilidade gerencial, como por exemplo: (i) em entidades mais globalizadas; (ii) em entidades mais profissionalizadas; (iii) em entidades com um modelo de gestão familiar; (iv) empresas diversificadas, etc. A grande variedade de organizações existentes no Brasil permite entender e aplicar a contabilidade gerencial sob uma perspectiva pluralista, capaz de atender às necessidades de diversos usuários.

Essa diversidade pode ser observada também nos docentes que transmitem seus conhecimentos para os alunos que, por sua vez, são ou serão os gestores das organizações. A percepção dos docentes sobre a contabilidade gerencial tem impacto significativo sobre os alunos e, conseqüentemente, sobre o desenvolvimento das organizações. Diante desse contexto, a questão que orienta esta pesquisa é: qual a percepção dos professores de pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis sobre a contabilidade gerencial no Brasil?

A justificativa para a escolha desses professores decorre da constatação que o pólo de
formação e disseminação do conhecimento da área está nos programas de pós-graduação, por serem esses os formadores dos docentes e pesquisadores das diversas regiões do Brasil.

O artigo foi estruturado em seis partes, incluindo a introdução e conclusão. A segunda
parte corresponde ao referencial teórico sobre a contabilidade gerencial, necessário para situar o tema. As diferenças entre as contabilidades financeira e gerencial são apresentadas na terceira parte. O detalhamento do desenho da pesquisa de campo figura na quarta parte. Na quinta parte, apresentam-se as análises dos dados e as conclusões.



Fonte:
 http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/fucape/article/viewFile/743/739

1 comentários:

Alcidez C. Linz disse...

Sr. Ronaldo

Boa Noite

Me chamo Alcidez e gostei muito desse seu blog, notei que todo dia tenha uma informação nova, esta sendo bastante útil para mim, espero que continue.

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