PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

7 de março de 2011

Evolução e Futuro da Profissão Contábil


por Antônio Lopes de Sá

Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.

No processo histórico, diante da evolução de todas as ciências , crescente foi, a partir do século XIX, que a Contabilidade assumiu a sua maior expressão como um conhecimento deveras superior.
Uma nova visão da profissão do contabilista surgiu e agora parece estar passando por uma nova fase de gigantismo, segundo reconhecem os mais sensatos observadores .
O caminho da ciência deu novos rumos à nossa disciplina, assim como, em parte, o empirismo também assumiu novas formas e aspectos de uma relativa grandeza.
Para que o contador alcance toda essa trajetória precisa valorizar-se pelo conhecimento.
De há muito, venho defendendo a posição de "valorização do profissional", fazendo ver que o caminho cientifico é o correto e que só este pode ser sustentáculo de uma consultoria eficaz.
Cada vez mais competitivo, o mundo dos negócios exige que os empresários estejam bem orientados.
A função moderna e verdadeira do profissional da Contabilidade é , pois, a de um consultor sobre assuntos da riqueza das empresas .
A antiga função do simples registro foi sendo substituída pela da orientação sobre as coisas registradas, ou seja, a de oferecer opiniões de como estão caminhando os negócios e a gestão deles.
Ninguém melhor que o Contador pode executar essa tarefa, porque só ele bem entende a mecânica das contas e o que elas fornecem de informação competente para que se tomem decisões.
O papel de apenas informante de saldos ou de zelador de assuntos fiscais, vem sendo cada vez mais superado , pois, se substitui pela tecnologia avançada da informática.
O que se extingue não é a profissão, como difundem os ignorantes sobre nossos assuntos, mas, uma das funções que nos absorvia muito tempo e até nos impedia de exercer a verdadeira e que é a de explicar os fatos e traçar modelos de comportamento da riqueza.
Ao contabilista, agora, já está sobrando tempo para o exercício de sua mais importante responsabilidade e que é a de oferecer comentários sobre o comportamento do capital e também modelos para decisões administrativas.
Somas expressivas de valores estão sendo vertidas na preparação de uma elite de professores e profissionais em diversas Universidades.
Investe-se na cultura maior de professores, porque são eles os responsáveis pela formação educacional.
Investe-se em profissionais, porque precisam encontrar meios de aprimoramento para uma educação continuada.
O valor de uma classe depende do valor dos elementos que a constituem .
Criei um movimento de raro valor para ajudar ainda mais o aprimoramento dos professores e colegas e que foi o PROLATINO , dois realizados em 1998 e dois em 1999.
O movimento que se denominou PROLATINO está associado à Academia Brasileira de Ciências Contábeis e traz uma elite muito refinada de grandes doutores da Europa e do Brasil, para atualizar os interessados, nas mais modernas conquistas da profissão.
Estamos organizando um outro para 2001 e que deverá ocorrer no Rio de Janeiro.

O último movimento, realizado em Poços de Caldas, foi apoteótico e despertou raro entusiasmo cultural nos que o assistiram .
Centenas de eventos estão a ser realizados em todo o Brasil, com pleno sucesso e o número de trabalhos e pesquisas vem crescendo gradativa e velozmente.
A nova imagem da profissão é um passo sem retornos e vai levar o profissional ao patamar que de fato lhe é reservado.
Um consultor deve ter cultura científica, tecnológica, ética e geral, mas, precisa do apoio de instituições específicas que zelem por tudo isto, pela imagem da classe, pela valorização constante do conhecimento.
Acrescenta-se a tudo isto o desenvolvimento de nossos estudos nos campos da Contabilidade Ambiental, Contabilidade Social, Contabilidade dos Recursos Humanos ou Intelectuais, em suma, ramos que se ampliam e que antes constituíam apenas parcelas do conhecimento contabilístico.
A Internet vai trazendo também sua parcela e já existem bancos de dados para consultas contábeis, quer bibliográfica, como a do Instituto de Contabilidade e Auditoria de Contas da Espanha (icali@icac.meh.es) e outras que tenho ligados à minha página www.lopesdesa.com.
O Brasil já tem a sua corrente de estudos científicos, a primeira em toda a sua história que é de origem brasileira e que é o Neopatrimonialismo.
Essa corrente formou-se em torno de minha teoria das funções sistemáticas e que deu origem a uma Teoria Geral do Conhecimento Contábil, a primeira em toda a história cientifica da Contabilidade a apresentar realmente uma disciplina epistemológica da Contabilidade.
Muitos trabalhos estão sendo editados pelos valorosos componentes dessa corrente e alguns deles estão em minha página já referida.
Em suma, a Contabilidade progride em todos os sentidos e o Brasil vai assumindo uma vanguarda.
O campo profissional dilata-se e o Contador cada vez mais se torna responsável pela eficácia social.
Isto porque é ele que leva as células sociais à prosperidade quando todas são prosperas a sociedade também o é .
O futuro da profissão contábil, malgrado aos que detestam as verdades que ela enuncia, é dos mais promissores e ninguém poderá dete-lo porque está atado à história da riqueza e esta à do bem estar material da humanidade.



0 comentários:

Postar um comentário