PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

12 de março de 2011

A Importância da Auditoria e Perícia para o combate a Fraudes e erros na Contabilidade das Empresas


por Andressa Kelly de Medeiros - Lucicléia de Moura Sérgio - Ducineli Régis Botelho
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

A fraude é caracterizada pela falsificação ou alteração de registros ou documentos; pela omissão de transações nos registros contábeis; por registrar transações sem comprovação; e ainda por aplicar práticas contábeis indevidas.

Os erros se caracterizam por serem involuntários, ou seja, ocorre omissão, desatenção ou má interpretação de fatos nas demonstrações contábeis. As empresas devem tomar alguns cuidados para prevenir comportamentos inadequados em suas operações. A prevenção deve começar a partir da contratação dos empregados, pois se observa que os setores de compras, financeiro, de recursos humanos e da tecnologia da informação são os mais afetados pelas irregularidades contábeis.

A auditoria exerce um papel fundamental na verificação dessas irregularidades, visto que evidencia as fraudes, e principalmente, impede a prática desses delitos com a criação de controles internos, e não apenas identifica os fatos já realizados.

A perícia contábil, por sua vez, é um instrumento indispensável na verificação de fraudes e erros contábeis, pois realiza procedimentos importantes, como exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação e certificação, a fim de esclarecer determinados fatos.

É, portanto, fundamental que as irregularidades sejam combatidas, pois caso contrário, as empresas terão grandes problemas, como os na Enron, Xerox, Worldcom. 


 

1 comentários:

Vagner dos Santos Lima disse...

Caro Ronaldo.

Este seu blog esta de parabéns, e vejo que o Senhor esta sempre cuidando dele. Esse artigo me foi muito útil, vou estar retonando sempre por aqui.

Um abraço

Vagner

Postar um comentário