por Sandro Rodigues da Silva
Resumo
Em um era cada vez mais globalizada, o conhecimento humano e a aplicação da capacidade intelectual vêm se sobrepondo decisivamente nas estratégias organizacionais. Estas mudanças estão crescendo de forma muito agressiva, em função da importância assumida pelo capital humano nas estruturas organizacionais. Um dos fatores de maior responsabilidade, a capacidade intelectual é incluída na ordem da competitividade internacionalizada, pois os sucessos pela administração dos ativos das empresas dependem diretamente do capital humano empregado e da sua qualidade de administrá-los. Por outro lado, há um grande interesse nas organizações de valorizar cada vez mais a capacidade do intelecto de forma que o conhecimento possa ser avaliado como matéria-prima. Diante disto, o estudo do capital humano é de fundamental importância.
Introdução
Este artigo tem como objetivo reunir algumas considerações em torno do capital intelectual, procurando demonstrar sua importância estratégica para as organizações, considerando o estágio atual da economia. Estamos vivendo a era conhecimento e da economia do conhecimento. Conhecimento, no sentido restrito da palavra, significa informações retidas. Essas informações, quando trabalhadas e desenvolvidas adequadamente, podem ser o diferencial competitivo para as organizações.
Atualmente, a base das organizações está alicerçada no conhecimento que os indivíduos detêm e não somente em seus ativos físicos. Em função das limitações, existe uma grande dificuldade em mensurar o capital humano.
Para melhor definir o que é capital intelectual e sua importância estratégica, este trabalho foi dividido em quatro partes. Na primeira, serão abordados os conceitos a respeito do capital intelectual. Na segunda parte descreve-se a evolução do capital intelectual ao longo dos tempos. Na terceira parte, será avaliada a importância do capital intelectual para as organizações. E por fim, será tratada a questão da mensuração do capital intelectual.
Capital Intelectual
A competitividade e o sucesso das empresas no século XXI dependem de como elas administram os seus ativos. Um dos seus ativos mais importantes é o capital intelectual.
Segundo Stewart (1998, p. XIII), “o capital intelectual constitui a matéria intelectual – conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência – que pode ser utilizada para gerar riqueza.”
Klein e Prusak (apud Stewart, 1998, p. 68) definem capital intelectual como sendo “material intelectual que foi formalizado, capturado e alavancado a fim de produzir um ativo de maior valor”.
Uma empresa se desenvolve e progride quando seus colaboradores conseguem agregar valor ao seu patrimônio, gerando mais riquezas. Essa capacidade de gerar riquezas provém do conhecimento dos indivíduos que fazem parte da estrutura organizacional da entidade.
1 comentários:
Estou gostando muito das postagens dessa semana principalmente essas sobre Capital Humano, esta sendo de grande ajuda. Muito sucesso para voce.
Eliza Roque AlCanthara
Postar um comentário