por Prof. Paulo Cesar de Melo Mendes,
Antonio Batista Silva,
Prof. Dr. Jorge Katsumi Niyama
A contabilidade tributária se destaca devido à integração da
contabilidade com a atividade de arrecadação nos países. Com isso, a criação de
um currículo global para a formação dos contadores tem sido objeto de estudo
pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da UNCTAD (Organização das
Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento), onde se busca o conhecimento
técnico mínimo exigido nos currículos de graduação.
Nesse contexto, está inserida a importância da verificação da aderência
da grade curricular das disciplinas que abordam a contabilidade
fiscal/tributária nos cursos de graduação em ciências contábeis ministrados no
Brasil ao currículo internacional de contabilidade fiscal/tributária proposto pela
ONU.
O trabalho tem como objetivo avaliar o grau de aderência das diretrizes curriculares
através de pesquisa que abrangeu 10,58% dos 904 cursos de graduação em ciências
contábeis existentes no país, onde as ementas das disciplinas: contabilidade tributária/fiscal
foi comparada com o conteúdo previsto no currículo internacional.
Foi verificado que os cursos de graduação em ciências contábeis
ministrados por instituições de ensino público apresentam percentual médio de
aderência de 44,3% e os ministrados por instituições privadas apresentam o
percentual médio de 29,7%.
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