PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

1 de junho de 2012

A Contabilidade Gerencial nos Eventos EnAnpads de 2004 a 2008



por Adriana Maria Rocha,
Elisson Alberto Tavares Araújo,
Dr. Wendel Alex Castro Silva

As pesquisas em Contabilidade Gerencial (CG) publicadas nos periódicos internacionais, nos últimos dez anos, apontam para o tema Sistema de Controle Gerencial (SCG) como o preferido pelos seus autores.
Com vistas a relevância desses estudos desenvolvidos nesta área do conhecimento, buscou-se explicitar as áreas e os temas onde está concentrada a maioria das pesquisas em CG nos eventos EnANPADs de 2004 até 2008.
Fez-se uma pesquisa bibliométrica descritiva, quantitativa e longitudinal, com a aplicação da Lei de Zipf , e utilizou-se a elaboração teórica de Shields (1997), a qual permitiu a classificação dessas pesquisas em tipologias e subtipologias. Desta feita, verificou-se que o tema acima também foi o predominante para os autores brasileiros nos 195 artigos avaliados, seguindo-se uma tendência de replicar os estudos internacionais.
Houve, ainda, uma diminuição das publicações em CG no último Encontro, sobretudo, da tipologia SCG. Em contrapartida, a tipologia “outros”, que abrange novas áreas da CG, vem crescendo desde de 2005, o que permite concluir que os pesquisadores brasileiros têm explorado mais essas áreas que estão surgindo.


0 comentários:

Postar um comentário