PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

15 de junho de 2012

"Manual de Contabilidade do Serviço Público de Transporte Ferroviário de Cargas e Passageiros"


por Agência Nacional de  Transportes Terrestres - ANTT

Atualmente, o transporte ferroviário de cargas e passageiros encontra-se sob a égide da  Lei nº. 10.233, de 5 de junho de 2001, no que couber da Lei nº. 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, da Lei nº. 9.074, de 7 de julho de 1995 e pelas normas aprovadas em Resoluções, pela Diretoria Colegiada da ANTT.
As ações de regulação e fiscalização do setor têm caráter permanente e objetivam a adequação das rotinas e procedimentos para a efetiva operacionalização da Lei nº. 10.233/2001, que criou a ANTT, buscando a melhoria dos serviços e a redução dos custos aos usuários de transporte ferroviário de cargas e passageiros.
A ANTT em sua missão institucional irá atualizar, à medida da necessidade, com a participação dos profissionais do setor de transportes, os procedimentos contábeis catalogados no Plano de Contas. Esses procedimentos serão utilizados pelas
Concessionárias do Serviço Público de Transporte Ferroviário de Cargas e Passageiros para registro de suas operações, possibilitando ao Órgão Regulador o efetivo exercício das atribuições de regulação e fiscalização estabelecidas pela legislação aplicável às atividades do Serviço Público de Transporte Ferroviário de Cargas e Passageiros.
Nesse contexto a ANTT instituiu um Plano de Contas Padronizado, sob a coordenação da Superintendência de Regulação Econômica e Fiscalização Financeira – SUREF, com a participação da Comissão de Valores Mobiliários – CVM e da Secretaria da Receita Federal – SRF.
Concluídos os trabalhos, será obrigatória a adoção do "Manual de Contabilidade do Serviço Público de Transporte Ferroviário de Cargas e Passageiros”, contemplando o Plano de Contas, objetivos, instruções gerais, instruções contábeis, instruções de divulgação de dados e informações contábeis, financeiras, administrativas e de responsabilidade social, entre outras.

0 comentários:

Postar um comentário