PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

12 de junho de 2012

Os Princípios Fundamentais de Contabilidade e a Contabilidade Governamental: Uma Análise à Luz do Princípio da Prudência


por Marcelo José Cruz Paiva,
Pedro Lacerda Neto


Este estudo relaciona a Contabilidade Governamental aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, enfatizando o Princípio da Prudência. A motivação do tema decorreu da ausência de evidenciação dos elementos patrimoniais, contrariando Resolução do CFC que fala de Princípios Fundamentais de Contabilidade.
A questão de pesquisa versa sobre os impactos decorrentes da aplicação do Princípio da Prudência na Contabilidade Governamental. Apresenta, como fundamentação teórica, uma breve referência sobre Administração Pública e noções de Atividade Financeira do Estado, Finanças Públicas e Direito Financeiro.
Faz uma análise dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e sua aplicabilidade na Contabilidade Governamental. Num segundo momento, buscou alguns artigos dos normativos legais que interligavam a Contabilidade Governamental e o Princípio da Prudência. Destacou elementos da teoria contábil que poderiam ser usados como ligação entre o Princípio da Prudência e a Contabilidade Governamental, tais como: passivos contingentes, depreciação e provisões.
Como resultado apresentou, com base no Balanço de 2005, distorções e problemas apresentados pela Contabilidade Governamental ao evidenciar os elementos patrimoniais.
Ao final, concluiu pela necessidade de aproximação da Contabilidade Governamental da sociedade, por meio da normatização da Contabilidade no setor público pela entidade reguladora da profissão contábil e sugeriu a imediata instituição do Conselho de Gestão Fiscal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.


Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2055716.PDF

0 comentários:

Postar um comentário