PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

4 de junho de 2012

Cidadania e Responsabilidade Social do Contador como Agente da conscientização Tributária das Empresas e da Sociedade



por Roberto Aurélio Merlo,
Elizandra Pertuzatti

A profissão contábil está intimamente ligada ao desenvolvimento socioeconômico da humanidade. Com o crescimento acentuado das relações sociais e conseqüentemente as carências e expectativas da população, surge a necessidade de tributar como forma de sustentar o bem comum. No Brasil os tributos sempre foram utilizados para custear a estrutura do Estado, que usa o poder de tributar e a sociedade contribui de forma inconsciente.
Princípios éticos e de responsabilidade social são esquecidos, tanto pelo Estado quanto pela sociedade. Uma das tentativas de aumentar a arrecadação através da conscientização cidadã, implantada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, foi o Programa de Educação Fiscal, que atingiu os educadores e os alunos da educação básica, sem, entretanto, incluir os profissionais contábeis. Neste contexto e procurando entender estas relações, este artigo apresenta a base conceitual utilizada e os resultados da pesquisa bibliográfica e de campo.
A pesquisa de campo foi realizada através de entrevistas com os técnicos da Fazenda Estadual, abrangendo os municípios de Chapecó, São Miguel do Oeste e Maravilha (SC); também foram entrevistados colaboradores da Secretaria de Educação e Inovação de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Maravilha (SC), bem como, contadores e técnicos contábeis atuantes do município de Maravilha. Na conjuntura atual, a sociedade capitalista e do conhecimento não pode excluir o contador de qualquer mudança ou avanço econômico; e o contador possui papel relevante como elo entre a sociedade, as empresas e o Estado.
O contador possui importante papel social. Nesse contexto, o papel do contador incorpora outras atribuições, entre elas a responsabilidade social e consciência cidadã, integrada ao cotidiano administrativo e gerencial das organizações da sociedade

0 comentários:

Postar um comentário