PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

10 de setembro de 2012

A Importância do Custo


por Gilberto Gonsiorkiewicz,
Prof. Msc. Jeferson Lozeckyi

Em um mercado competitivo todas as informações são importantes para enfrentar a concorrência e conquistar clientes. A identificação dos custos possui a sua importância para o empresário tomar as suas decisões para sobreviver em suas atividades e obter lucro. O conhecimento mais profundo dos custos diretos e indiretos, permite a identificação de qual segmento da produção está contribuindo com maior ou menor porcentagem para o resultado final do custo de um produto.
O estudo proposto com a utilização de custos diretos e indiretos foi uma pesquisa de campo realizado no restaurante do SESC de Guarapuava. Tendo como objetivo principal a identificação do custo de almoço oferecido aos comerciários da cidade. A pesquisa nos controle da instituição proporcionou a geração de informações que puderam ser utilizadas para identificação de todos os custo existentes no restaurante. Outro desafio bastante interessante foi a comprovação dos conceitos teóricos, pois a dificuldade para a distribuição dos custos indiretos foi superada com a aplicação dos conceitos teóricos apresentados pelos autores. Os custos indiretos não são bem claros e definidos como os custos diretos, mas eles são existentes nos produtos e precisam ser contabilizados para que não gerem prejuízo para a empresa no final do exercício.
Após vários rateios o resultado da pesquisa apresentou que os custos diretos têm uma grande participação no custo final da refeição, e as porcentagens mais significativas ficaram com os materiais diretos e mão-de-obra direta. Portanto, a pesquisa teve êxito, pois alcançou o resultado final do custo médio de uma refeição. Através da apuração de todos os custos diretos e indiretos comprovou que a instituição subsidia os almoços servidos aos comerciários de Guarapuava.



0 comentários:

Postar um comentário