por Gilberto Gonsiorkiewicz,
Prof. Msc. Jeferson Lozeckyi
Em um mercado competitivo todas as
informações são importantes para enfrentar a concorrência e conquistar
clientes. A identificação dos custos possui a sua importância para o empresário
tomar as suas decisões para sobreviver em suas atividades e obter lucro. O
conhecimento mais profundo dos custos diretos e indiretos, permite a
identificação de qual segmento da produção está contribuindo com maior ou menor
porcentagem para o resultado final do custo de um produto.
O estudo proposto com a utilização
de custos diretos e indiretos foi uma pesquisa de campo realizado no
restaurante do SESC de Guarapuava. Tendo como objetivo principal a
identificação do custo de almoço oferecido aos comerciários da cidade. A
pesquisa nos controle da instituição proporcionou a geração de informações que
puderam ser utilizadas para identificação de todos os custo existentes no
restaurante. Outro desafio bastante interessante foi a comprovação dos conceitos
teóricos, pois a dificuldade para a distribuição dos custos indiretos foi
superada com a aplicação dos conceitos teóricos apresentados pelos autores. Os
custos indiretos não são bem claros e definidos como os custos diretos, mas
eles são existentes nos produtos e precisam ser contabilizados para que não
gerem prejuízo para a empresa no final do exercício.
Após vários rateios o resultado da
pesquisa apresentou que os custos diretos têm uma grande participação no custo
final da refeição, e as porcentagens mais significativas ficaram com os
materiais diretos e mão-de-obra direta. Portanto, a pesquisa teve êxito, pois
alcançou o resultado final do custo médio de uma refeição. Através da apuração
de todos os custos diretos e indiretos comprovou que a instituição subsidia os
almoços servidos aos comerciários de Guarapuava.
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