PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

12 de setembro de 2012

Introdução à Contabilidade Nacional - Macroeconomia I



por Victor Gomes

Como em outras ciências, os economistas se baseiam tanto na teoria como na observação dos fatos reais. Como o objetivo é entender e explicar o comportamento da economia, a observação dos fatos é uma atividade fundamental pois serve de suporte para a construção das nossas teorias. Uma vez que elas foram construídas voltamos a observar a realidade para testa-las.
As Contas Nacionais é um instrumento que os economistas usam para enxergar o comportamento de uma economia. O governo pesquisa regularmente as empresas e as famílias para conhecer os fatos de sua atividade econômica. A partir dessas pesquisas, podem ser elaboradas diversas estatísticas que sintetizam a situação da economia. Essas estatísticas fornecem os dados que os economistas usam no estudo da macroeconomia.
Assim como qualquer instrumento de observação, as Contas Nacionais podem ter problemas em refletir toda a riqueza gerada em um país naquele ano. Por exemplo, a mensuração de atividades informais é muito difícil de ser implementada pelo Sistema de Contas Nacionais. Outro exemplo é a correta mensuração da depreciação de todos os ativos  fixos de uma economia. Deste modo, a Contabilidade Nacional procura enxergar a renda gerada em uma economia, mas não é perfeita nesta atividade.

0 comentários:

Postar um comentário