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6 de setembro de 2012

A utilização da Contabilidade de Custos na Formação do Preço de Venda


por Marília Caroline Freire Cunha,  
Prof. Maria Sueli Arnoud Fernandes

Atualmente a Contabilidade de Custos é vista sob dois prismas: o auxílio ao controle e a ajuda na tomada de decisões.
Partindo dessa premissa, as organizações se utilizam da Contabilidade de Custos para tornarem-se cada vez mais atraentes, respondendo de forma positiva às várias mudanças
ocorridas tanto no âmbito interno quanto externo de sua organização. Os concorrentes, os clientes, o governo, os avanços tecnológicos e outros são fatores que diretamente influenciam no crescimento e, conseqüentemente, na existência de uma organização.
Assim sendo, as mesmas devem exercer um constante controle de seus gastos a fim de continuarem consolidadas ou se consolidarem no mercado. Como no mundo globalizado a facilidade de encontrar o produto desejado é cada vez maior, a empresa necessita de fatores que a tornem mais atraente em detrimento às demais. E respondendo a essa necessidade de sobrevivência, o conhecimento dos elementos de formação do preço de venda dos produtos e serviços constitui-se numa vantagem competitiva relevante para as organizações.
Com isso, o objetivo principal desse artigo é descrever alguns métodos de fixação de preço de venda e, em especial, aquele baseado nos custos incorridos.
Como procedimento metodológico, foram adotados a pesquisa bibliográfica, consistindo numa revisão da literatura existente em livros, dissertações, artigos científicos e material sobre o assunto em sites na Internet.
O mesmo está estruturado, inicialmente, em uma análise do surgimento da Contabilidade de Custos assim como sua utilização e descrição de alguns elementos importantes, bem como uma breve discussão acerca dos modelos de fixação de preço de venda e os fatores que influenciam o mesmo.


Fonte:
http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/iniciacao/documentos/anais/7.TECNOLOGIA/7CCSADFCMT01.pdf

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