por Marília Caroline Freire Cunha,
Prof. Maria Sueli Arnoud Fernandes
Atualmente a
Contabilidade de Custos é vista sob dois prismas: o auxílio ao controle e a ajuda na
tomada de decisões.
Partindo dessa
premissa, as organizações se utilizam da Contabilidade de Custos para tornarem-se
cada vez mais atraentes, respondendo de forma positiva às várias mudanças
ocorridas tanto
no âmbito interno quanto externo de sua organização. Os concorrentes, os clientes,
o governo, os avanços tecnológicos e outros são fatores que diretamente
influenciam no crescimento e, conseqüentemente, na existência de uma
organização.
Assim sendo, as
mesmas devem exercer um constante controle de seus gastos a fim de continuarem consolidadas
ou se consolidarem no mercado. Como no mundo globalizado a facilidade de encontrar
o produto desejado é cada vez maior, a empresa necessita de fatores que a
tornem mais atraente em detrimento às demais. E respondendo a essa necessidade
de sobrevivência, o conhecimento dos elementos de formação do preço de venda
dos produtos e serviços constitui-se numa vantagem competitiva relevante para
as organizações.
Com isso, o
objetivo principal desse artigo é descrever alguns métodos de fixação de preço de venda
e, em especial, aquele baseado nos custos incorridos.
Como
procedimento metodológico, foram adotados a pesquisa bibliográfica, consistindo
numa revisão da literatura existente em livros, dissertações, artigos
científicos e material sobre o assunto em sites na Internet.
O mesmo está
estruturado, inicialmente, em uma análise do surgimento da Contabilidade de
Custos assim como sua utilização e descrição de alguns elementos importantes,
bem como uma breve discussão acerca dos modelos de fixação de preço de venda e os
fatores que influenciam o mesmo.
Fonte:
http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/iniciacao/documentos/anais/7.TECNOLOGIA/7CCSADFCMT01.pdf |
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