PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

24 de setembro de 2012

Educação Continuada em Contabilidade: Análise das Alterações na parte Contábil da Lei 6.404/76


por Macicley Félix da Silva,
Paula Cassemiro da Silva, 
Daniel Nicolau Lima Alves,
Hélida Cristina Cavalcante 
Valério, Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante


O processo de educação continuada, em qualquer área, exige que o profissional esteja atento às modificações ocorridas no cenário dentro do qual ele desenvolve a sua profissão. No que se refere à Contabilidade no Brasil, desde 1977 que ela tem sido, em grande escala, orientada pelas disposições encontradas na Lei 6.404/1976 (Lei das Sociedades Anônimas – S/A). Tal situação serviu para conceder a essa norma jurídico-societária uma relevância significativa para o exercício da profissão contábil no nosso país.
Em virtude dessa importância, no meio contábil brasileiro muitos clamavam por modificações no texto da Lei das S/A. É certo que algumas alterações já ocorreram ao longo do tempo, todavia nenhuma relacionada com a parte essencialmente contábil da lei. Agora, com a entrada em vigor da Lei 11.638/2007, a Lei 6.404/76 sofreu grande alteração na parte contábil.
Eventos dessa natureza obrigam que o profissional que atua no mercado mantenha-se atualizado, via processo de educação continuada, para não correr o risco de perder a sua competitividade profissional.
Este trabalho teve por objetivo analisar as alterações ocorridas no texto da Lei 6.404/76 como conseqüência da entrada em vigor da Lei 11.638/07. Com o emprego de uma metodologia alicerçada na análise documental, chegou-se à conclusão que as alterações ora introduzidas foram benéficas tanto para a Contabilidade, quanto para o profissional, especialmente pela aproximação às normas internacionais.


0 comentários:

Postar um comentário