PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

17 de setembro de 2012

O Ensino de Contabilidade Introdutória nas Universidades Públicas do Brasil



por Cacilda Soares de Andrade


Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as condições de ensino de Contabilidade Introdutória, no curso de Graduação em Ciências Contabeis nas 90 (noventa) universidades públicas brasileiras por meio de levantamento de dados visando: 1. Conhecer os méíodos e meios de ensuio utilizados na disciplina, bem como avaliar o interesse de seus professores pela utilização de lecnologias educacionais fuso de computadores na educação, jo/frurres educativos, videoconferência eJc.): 2 Conhecer a estrutura dos departamentos para a utilização das tecnoJogias supra mencionadas. Para a execução deste propósito os professores foiam consultados por meio de questionários enviados por correio eletrõnico. Nos questionários procurou-se investigar sobre a distribuição do conteúdo programático, sobre a qualificação do corpo docente, a bibliografia adotada, a metodologia de ensino aplicada, a estrutura dos departamentos, a utilização de sofh\(ires aplicativos nas atividades didáticas e o interesse por sofíware educativo No período de março a agosto de 2001. atenderam à pesquisa 22 universidades que representam 24% da população alvo. Dos resultados obtidos constatou-se que 100% dos professores utilizam o estilo de aula expositiva. muito embora a mesma proporção deseja utilizar sajhiare educativo para o ensino de Contabilidade, bem como acredita no apnuioramento do processo de ensino e aprendizagem com a utilização de tal ferramenta Foi possível ainda identificar que mais da metade obedece ao regime de tempo integral de serviço; 30% já possui o título de Mestre em Contabilidade, além de 73% possuir experiência profissional em departamentos de contabilidade.

Fonte: http://www.ufpe.br/gepec/exemplos/03_dissertacao04%28cacildaandrade%29.pdf


0 comentários:

Postar um comentário