por Cacilda Soares de Andrade
Esta pesquisa tem como objetivo
principal analisar as condições de ensino de Contabilidade Introdutória, no
curso de Graduação em Ciências Contabeis nas 90 (noventa) universidades
públicas brasileiras por meio de levantamento de dados visando: 1. Conhecer os
méíodos e meios de ensuio utilizados na disciplina, bem como avaliar o
interesse de seus professores pela utilização de lecnologias educacionais fuso
de computadores na educação, jo/frurres educativos, videoconferência eJc.): 2
Conhecer a estrutura dos departamentos para a utilização das tecnoJogias supra
mencionadas. Para a execução deste propósito os professores foiam consultados
por meio de questionários enviados por correio eletrõnico. Nos questionários
procurou-se investigar sobre a distribuição do conteúdo programático, sobre a
qualificação do corpo docente, a bibliografia adotada, a metodologia de ensino
aplicada, a estrutura dos departamentos, a utilização de sofh\(ires aplicativos
nas atividades didáticas e o interesse por sofíware educativo No período de
março a agosto de 2001. atenderam à pesquisa 22 universidades que representam
24% da população alvo. Dos resultados obtidos constatou-se que 100% dos
professores utilizam o estilo de aula expositiva. muito embora a mesma
proporção deseja utilizar sajhiare educativo para o ensino de Contabilidade,
bem como acredita no apnuioramento do processo de ensino e aprendizagem com a
utilização de tal ferramenta Foi possível ainda identificar que mais da metade
obedece ao regime de tempo integral de serviço; 30% já possui o título de
Mestre em Contabilidade, além de 73% possuir experiência profissional em
departamentos de contabilidade.
Fonte: http://www.ufpe.br/gepec/exemplos/03_dissertacao04%28cacildaandrade%29.pdf
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