por Angela Cristina Rodrigues Nazaré
A contabilidade surgiu de necessidade do controle e de
informação do homem sobre seu patrimônio. Evoluiu através dos tempos criando
métodos e técnicas especializadas conforme as necessidades surgiram.
Com as transações comerciais globalizadas, cenário
competitivo, clientes exigentes e pessoas ocupadas com suas rotinas diárias,
surgem novas necessidades de adaptação da contabilidade e dos serviços
contábeis, visando auxiliar aos administradores na gestão das empresas.
Diante dessas considerações, o objetivo da pesquisa foi de
avaliar o nível da qualidade dos serviços contábeis, a satisfação dos clientes e suas atuais necessidades, já que qualidade
é um tema internacional e proporciona garantia de existência no mercado e
posição de destaque dentre os concorrentes.
A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo aplicada através
de questionário, aplicada aos empresários e contadores, dados tabulados e apresentados em percentual
para facilitar o entendimento de proporção.
Os resultados dos empresários mostraram que apenas 32% estão
satisfeitos com os serviços contábeis, 41% não utilizam relatórios contábeis
para tomada de decisão, 73% afirmam haver necessidades não atendidas, apenas
27% consideram-no um excelente contador e 78% dos empresários pagariam mais por
serviços melhores.
Já dos contadores mostram que 48% não possuem nenhum tipo de
especialização, e entre as existentes e as almejadas destacam-se auditoria e
perícia, mas as maiores necessidades dos empresários estão em gerencial e
consultoria, 57% afirmam que conhecem seus clientes, mas não utilizam nenhum
critério de avaliação, justificando o grande número de clientes insatisfeitos e
com necessidades não atendidas.
Conclui-se que o contador precisa se preocupar mais com
qualificação, qualidade de seus serviços e funcionários e com a satisfação dos
clientes, porque é uma vantagem competitiva oferecer serviços com
excelência.
Fonte:
http://www.univag.edu.br/adm_univag/Modulos/Producoes_Academicas/arquivos/Angela_TCC_Excelencia_na_prestacao_de_servicos_contabeis.pdf
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