PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

12 de outubro de 2012

Utilização de Benchmarks na Análise Econômico - Financeira: Estudo de sua aplicação e efeitos em empresas privadas nos exercícios de 2005 e 2006.



por Marcelo Guimarães Munch, 
Rogerio Afonso Ribeiro, 
Dr.Jose Augusto Veiga da Costa Marques


A análise do desempenho econômico e financeiro das empresas consiste numa atividade muito importante da contabilidade, porém a existência de inúmeros indicadores, com diferentes fórmulas e propósitos, por vezes ocasionam dúvidas aos analistas e usuários dos relatórios contábeis.
Nesse sentido, seria adequada uma avaliação simultânea de diversos indicadores, de maneira estruturada, facilitando assim a análise do desempenho de determinada empresa, desconsiderando diferenças setoriais para fins de simplificação.
Para fins desse estudo foram coletados na Revista Maiores e Melhores da Exame diversos indicadores de desempenho de 24 (vinte e quatro) grandes empresas dos anos de 2005 e 2006, com vistas a construção de uma modelagem para a análise comparativa, dividindo-se a amostra em 4 (quatro) quartis, contendo 6 (seis) empresas cada, extraindo-se estatísticas de cada um, com a finalidade de se realizar uma análise
comparativa das empresas a partir do emprego de benchmarks. O objetivo do estudo consiste em apresentar um modelo analítico que possa auxiliar os usuários em suas decisões financeiras.
Para isso se realiza uma pesquisa descritiva e ex post facto, reconhecendo o emprego de dados de companhias do mesmo setor econômico e de uma amostra pequena como limitação.



Fonte: http://www.unisinos.br/abcustos/_pdf/56.pdf

0 comentários:

Postar um comentário