PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

5 de outubro de 2012

Utilização do target costing e da previsão de demanda como ferramentas de gestão estratégica de custos na indústria de concreto: Um estudo de caso



por Dr. Jorge Eduardo Scarpin, 
Juliana Pinto, 
Marines Lucia Boff


A acirrada competitividade que está sendo fortalecida pela globalização, aliada a existência de diferentes sistemas de custos disponíveis, tem levado as empresas a prestarem maior atenção na formulação do preço de venda de seus produtos.
Diante disso, o objetivo do presente trabalho é cotejar o target costing com a previsão de demanda, apresentando os impactos que este sistema sofre quando há problema na previsão de demanda.
A busca das respostas à situação-problema deu-se por meio de estudo exploratório que buscou evidenciar a utilização do target costing e da previsão de demanda para gerenciamento de custos.
Quanto ao procedimento, deu-se através de um estudo de caso, com abordagem qualitativa.  O estudo demonstrou a possibilidade de redução dos custos baseado no sistema de custeio target costing. Entretanto, para que o sistema funcione deve haver uma boa previsão de demanda, pois, se a previsão for equivocada, todo o sistema entrará em colapso.
Portanto, foi possível verificar que estes dois sistemas de custeio, target costing e custeio real, podem andar juntos dentro de uma mesma empresa, e os resultados são otimizados pela junção dos mesmos, melhorando a competitividade da empresa.


Fonte: http://www.unisinos.br/abcustos/_pdf/54.pdf

0 comentários:

Postar um comentário