PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

31 de maio de 2012

Pesquisa Científica em Contabilidade: Desenvvolvimento de uma estrutura para subsidiar análises crítico-epistemológicas


por Dr. Carlos Renato Theóphilo

O grande incremento quantitativo na produção científica da área contábil no Brasil exige permanente atenção para seus aspectos de qualidade. Os estudos que focam a produção científica em Contabilidade no Brasil têm sido mais freqüentes nos últimos anos. A maioria dos trabalhos encontrados é orientada pela bibliometria.
O presente estudo, de ênfase críticometodológica, busca fundamentos na Epistemologia. Apesar da reconhecida relevância dos estudos crítico-epistemológicos, verifica-se uma carência na literatura de modelos que possam amparar análises dessa natureza. Em vista dessa constatação, o presente estudo objetivou desenvolver uma estrutura paradigmática para amparar análises de natureza críticoepistemológicas.
Utilizou-se a estratégia de pesquisa documental. Como técnica de coleta de dados análise foi empregada a análise de conteúdo. Dadas as características dos potenciais objetos de estudo dessas estruturas foram utilizados, no desenvolvimento das categorias, os critérios semântico e expressivo.
Como resultado do estudo, apresenta-se uma estrutura desenvolvida com base no processo de categorização. A estrutura desenvolvida se apresenta como uma construção teórico-lógica, cuja validação se ampara no referencial teórico desenvolvido no estudo e na sistematização lógica de seu desenvolvimento.
A expectativa é de que essa estrutura seja empregada para amparar futuras investigações empíricas voltadas à análise da produção científica na área. E que essas pesquisas possam verificar a pertinência das categorias definidas e apontar para eventuais melhorias necessárias em sua concepção.

0 comentários:

Postar um comentário