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5 de dezembro de 2012

Proposta nacional de conteúdo para o curso de graduação em Ciências Contábeis



por Juarez Domingues Carneiro, 
Ana Tércia Lopes Rodrigues, 
Maria Clara Cavalcante Bugarim,  
Marisa Luciana Schwabe de Morais,  
José Antonio de França, 
José Joaquim Boarin


O mundo atual passa por uma série de transformações. De fato, nesta primeira década do século XXI, estamos tendo um ponto de inflexão entre a era da certeza e do raciocínio lógico e uma nova era caracterizada pela imprecisão, pelo futuro desconhecido e pela incerteza  no mundo dos negócios. Para que as empresas possam se preparar para enfrentar essa nova realidade, é preciso, num primeiro momento, compreender melhor o que está acontecendo. O entendimento do funcionamento do mundo dos negócios, em todos os seus aspectos, é necessário para a tomada de decisões bem-sucedidas. Os fatores ambientais, como as forças competitivas, regulamentos, legislação e tendências socioeconômicas, constituem um ponto de partida para decidir como organizar e gerenciar os fatores internos de uma empresa, como recursos humanos, infraestrutura, estrutura organizacional e definição de estratégias.
Essas mudanças, no mundo dos negócios, vêm acontecendo, de maneira mais visível, desde o final da década de 1980 e, hoje, pode-se perceber uma série de evidências empíricas irrefutáveis. A globalização, por exemplo, trouxe para o dia-a-dia das empresas a abertura de mercados e a dura realidade da concorrência global. As inovações tecnológicas revolucionaram todas as áreas, mas, sem dúvida, os maiores avanços se deram na área das telecomunicações, principalmente no que diz respeito às tecnologias de informação e de comunicação.
Os avanços nesta área imprimiram mudanças consideráveis no mundo dos negócios. A noção tradicional de tempo e espaço foi ultrapassada, de maneira tal que hoje, em segundos, grandes distâncias podem ser eliminadas.
Essas transformações são tão profundas que se pode afirmar que o capital intelectual baseado, sobretudo, no conhecimento, é hoje mais importante que os ativos tangíveis, com os quais os profissionais de contabilidade estão familiarizados (propriedade, fábricas, equipamento, dinheiro, etc.). O capital intelectual é intangível. Este novo “ativo” tem uma particularidade muito interessante: se antes o capital era guardado para aumentar a riqueza de seu proprietário, hoje ele deve ser compartilhado, porque o  conhecimento compartilhado cresce, enquanto o conhecimento não utilizado se torna obsoleto e perde seu valor. Isso não significa que o objetivo primeiro das empresas mudou. A obtenção de lucros e a maximização do capital continuam sendo a razão de existir das empresas, ou pelo menos da maioria.


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