PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

8 de janeiro de 2013

A Importância do Plajejamento Tributário nas Empresas e o Papel do Profissional Contábil



por Carla Roberta da Silva,  
Carina Aparecida da Silva Brito

Pretende-se neste trabalho discutir o que é o tributo e como é tratado no Brasil, busca-se fazer uma análise da evolução e demonstrar a atual posição da carga tributária no país. O estudo enfoca também os direitos e garantias do contribuinte, além da apresentação de uma proposta de planejamento tributário para contribuir com a redução dos encargos tributários das organizações.

Sabe-se que no Brasil a carga tributária é assombrosa e as leis são um tanto complexas. A falta de conhecimento das leis tributárias tem proporcionado grandes perdas de competitividade das empresas.
A introdução traz um breve comentário sobre as necessidades públicas, e o tributo como receita pública.
No primeiro capitulo traz-se um comentário sobre a origem do tributo, evidenciando os conceitos, elementos do tributo, natureza jurídica e as espécies tributárias.
No segundo capitulo discorre-se sobre a importância dos princípios constitucionais do tributo.
No terceiro capitulo procurou-se demonstrar a carga tributária no mundo e principalmente no Brasil, bem como a sonegação fiscal.
As autoras também não deixaram de comentar e enfatizar a importância dos direitos e garantias fundamentais do contribuinte, já que o tributo é devido e coercitivo.
E para finalizar o presente trabalho foi dado destaque, ao que se refere à proposta de planejamento tributário e a sua importância quanto ao desenvolvimento das empresas, além de um destaque especial no que se refere ao papel do profissional da contabilidade.


Fonte: http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/Juridica/article/download/589/603

0 comentários:

Postar um comentário