por Raul Ressano Garcia
A contabilidade é um sistema de informação cuja função principal
consiste em assegurar a colecta e o tratamento de informação de base, com o
objectivo de fornecer, utilizando uma linguagem universal informação agregada,
sincera e fiel do funcionamento da empresa.
Dentro da empresa a contabilidade tem numerosas funções. Além da
dimensão jurídica e fiscal que faz da contabilidade um sistema obrigatório e
normalizado, ela é igualmente um meio de informação e de protecção de
terceiros, um meio de previsão e um instrumento de gestão (MELYON, Gérard;
NOGUERA, Remédios, 2004, Página 54).
Pode ser considerado normal que um autor, como o anterior, da área
financeira, atribua tamanha importância à contabilidade. Mas, conhecidos que
são os conflitos internos existentes em muitas empresas, entre a área comercial
e a área financeira, torna-se surpreendente que, aquele que é considerado
talvez como o maior guru do marketing,
também o admita.
Os executivos de marketing modernos dependem de um fluxo continuo e
profundo de informações, a fim de tomarem decisões.
O sistema de informações mais antigo e básico utilizado pelo executivo
de marketing é o sistema de contabilidade interna. Por intermédio dessas
informações, os executivos podem encontrar oportunidades e problemas e podem
comparar os níveis de desempenho reais e previstos (KOTLER, 1987, Página 486 e
487).
Quando a contabilidade era uma tarefa manual, levava-se muito tempo
até se atingirem os mapas que podiam fornecer informação para a gestão. Hoje, a
informática ao automatizar certas operações, suprimiu algumas tarefas ingratas,
bem como o tempo dispendido na sua realização, reduzindo o tempo necessário
para se chegar à informação indispensável à tomada das decisões de gestão. O
tratamento informático da contabilidade permite pôr à disposição dos gestores
das empresas, informações actuais, de maneira permanente, que facilitam a
tomada de decisão e permitem reagir rapidamente em caso de dificuldade (MELYON,
Gérard; NOGUERA, Remédios, 2004, Página 103).
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