PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

2 de setembro de 2011

Contabilidade Geral (Apostila)


por Raul Ressano Garcia

A contabilidade é um sistema de informação cuja função principal consiste em assegurar a colecta e o tratamento de informação de base, com o objectivo de fornecer, utilizando uma linguagem universal informação agregada, sincera e fiel do funcionamento da empresa.

Dentro da empresa a contabilidade tem numerosas funções. Além da dimensão jurídica e fiscal que faz da contabilidade um sistema obrigatório e normalizado, ela é igualmente um meio de informação e de protecção de terceiros, um meio de previsão e um instrumento de gestão (MELYON, Gérard; NOGUERA, Remédios, 2004, Página 54).

Pode ser considerado normal que um autor, como o anterior, da área financeira, atribua tamanha importância à contabilidade. Mas, conhecidos que são os conflitos internos existentes em muitas empresas, entre a área comercial e a área financeira, torna-se surpreendente que, aquele que é considerado talvez como o maior guru do marketing,
também o admita.

Os executivos de marketing modernos dependem de um fluxo continuo e profundo de informações, a fim de tomarem decisões.

O sistema de informações mais antigo e básico utilizado pelo executivo de marketing é o sistema de contabilidade interna. Por intermédio dessas informações, os executivos podem encontrar oportunidades e problemas e podem comparar os níveis de desempenho reais e previstos (KOTLER, 1987, Página 486 e 487).

Quando a contabilidade era uma tarefa manual, levava-se muito tempo até se atingirem os mapas que podiam fornecer informação para a gestão. Hoje, a informática ao automatizar certas operações, suprimiu algumas tarefas ingratas, bem como o tempo dispendido na sua realização, reduzindo o tempo necessário para se chegar à informação indispensável à tomada das decisões de gestão. O tratamento informático da contabilidade permite pôr à disposição dos gestores das empresas, informações actuais, de maneira permanente, que facilitam a tomada de decisão e permitem reagir rapidamente em caso de dificuldade (MELYON, Gérard; NOGUERA, Remédios, 2004, Página 103).


0 comentários:

Postar um comentário