PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

23 de setembro de 2011

Teoria das Restrições: Uma nova forma de "Ver e Pensar" o Gerenciamento Empresarial





por:  Norberto Giuntini,
Wanny Arantes Bongiovanni Di Giorgi, 
Célia de Lima Pizolato, 
José Sant"anna Xavier



O trabalho tem como objetivo abordar aos princípios e as práticas da Teoria das Restrições, como uma nova forma de ver e pensar o gerenciamento de uma empresa e contribuir como uma “ferramenta” para a Contabilidade Gerencial.

Identificar a Meta, escolher os gerentes, pensar na empresa como um todo e não como um conjunto de partes isoladas, identificar e aumentar a capacidade da restrição, trocando o fluxo da produção pelo fluxo da capacidade, são etapas necessárias para a implementação da TOC – Theory of Constraints em um determinado sistema, que ainda contará com a contribuição de ferramentas de raciocínio lógico para nortear o processo de mudança.

A TOC implica reduzir Inventário e Despesa Operacional e aumentar o Ganho. Mede seus  resultados através do Retorno Sobre o Investimento, o Lucro Líquido e o Fluxo de  Caixa. As condições do negócio estão em mudando constantemente, razão pela qual a necessidade que a contabilidade gerencial seja vista como um guia para ações futuras.

Nesse contexto estamos vivenciando o momento da história influenciando e influenciados pela contabilidade gerencial. Na ausência de práticas definidas para a Contabilidade Gerencial, as contribuições das diversas teorias não devem ser descartadas, mas sim objeto de reflexão e seleção dos aspectos positivos para auxiliar na construção, fortalecimento e legitimidade da contabilidade como ciência.


0 comentários:

Postar um comentário