PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

7 de setembro de 2011

Custeio por Absorção X Custeio ABC



por Ana Paula Ferreira Azevedo, 
Josiane Bento Gouveia,
Ualison Rébula de Oliveira (Orientador)

O objetivo da Contabilidade de Custos, ramo que estuda o custeio de um produto ou  serviço, é identificar, mensurar e registrar transações econômicas realizadas por uma entidade que identifique diretamente o valor a ser atribuído a um produto ou serviço produzido ou executado pela mesma.

Em linhas gerais, seu papel se depara na identificação de todos os seus consumos: materiais, mão-de-obra, equipamentos, serviços, etc, e seus respectivos valores, para que assim, se consiga atribuí-los ao produto ou serviço final.

Esse artigo tem por finalidade, comparar dois dos mais conhecidos métodos de custeio: Custeio por Absorção e Custeio ABC (Activity Based Costing). Assim, nossa pesquisa veio contribuir para o conhecimento dessas duas ferramentas gerenciais e auxiliar na tomada de decisão.

A Contabilidade tem como um de seus objetivos a oferta de informações aos gerentes que possam auxiliar na tomada de decisões e que são indispensáveis para um bom funcionamento da empresa.

Segundo Iudícibus e Marion (2000, p.19), “A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões”.

Nesse contexto, a contabilidade dispõe de informações sobre custos dos bens, mercadorias e/ou serviços, seja para uma empresa de atividade industrial, comercial ou de prestação de serviços.

Para tanto, custos devem ser entendidos como um ramo da contabilidade que apura os valores da produção de bens, mercadorias e serviços com o intuito de se identificar os resultados e mensurações dos estoques de produtos acabados e/ou de produtos e serviços em acabamento.

Conforme Martins (2003, p.21), “A preocupação primeira dos Contadores, Auditores e Fiscais foi a de fazer da Contabilidade de Custos uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado”.

Com a intenção de se comparar dois dos mais conhecidos métodos de custeios, nossa pesquisa veio trazer uma base para se melhor avaliar os métodos existentes em nossa realidade, bem como auxiliar no encaixe de um melhor desempenho econômico e financeiro, visto que as necessidades empresariais se refletem num mundo globalizado, de forte concorrência e como sendo elementar a redução de custos para conseqüente maximização do resultado.

Fonte: 
http://www.aedb.br/seget/artigos06/871_CUSTEIO%20POR%20ABSORCAO%20X%20CUSTEIO%20ABC.pdf

0 comentários:

Postar um comentário