PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

25 de setembro de 2011

Reavaliação dos Ativos Imobilizados no Brasil face aos Princípios Contábeis, segundo a estrutura conceitual do IBRACON - CVM





por Francisco tavares Filho, 
Gilmar Ribeiro de Mello, 
Fabricio de Queiroz Macedo, 
Marina Mitiyo  Yamamoto



Este artigo tem como objetivo identificar as contradições entre a reavaliação de bens do ativo imobilizado no Brasil e os princípios contábeis segundo a estrutura conceitual aprovada e divulgada pelo IBRACON e referendada pela CVM.

Nesse sentido, objetivando uma melhor compreensão do tema, foi dado um enfoque geral sobre a Reavaliação no Brasil, seguido de uma breve exposição dos princípios contábeis  e um item para análise e discussão sobre o assunto. Assim, para desenvolvimento do estudo, a metodologia utilizada contemplou uma abordagem qualitativa, fundamentada através de uma pesquisa bibliográfica.

Portanto, o resultado do estudo apontou como principal contradição entre a Reavaliação e os Princípios Contábeis, a inobservância ao  Princípio do Custo como Base  de Valor, pois a Reavaliação traduz os ativos a valores de mercado e despreza o custo histórico, bem como foi encontrado divergência em relação ao Princípio do Confronto das Receitas com as Despesas, Norma da Consistência e Postulado da Continuidade. Por  conseguinte, as principais justificativas encontradas para adoção da Reavaliação foram: atualização dos resultados; não-pagamento de dividendos sobre lucros necessários à reposição de ativos; melhor avaliação do ativo, do patrimônio líquido e do valor patrimonial da ação.

A Contabilidade, através de sua grande função informativa, tem buscado aprimorar o processo de atribuição de valores monetários significativos a objetos ou eventos relacionados à riqueza patrimonial.

Contudo, as possibilidades de avaliação são muitas e deve-se ter a consciência de escolher aquela que conseguir maximizar a função contábil composta pelas variáveis relevância, praticabilidade e objetividade; bem como a escolha também precisa levar em conta o conjunto dos postulados, princípios e convenções, os quais fundamentam a Contabilidade, tanto em termos teóricos como nos aspectos práticos.

Nesse sentido, a avaliação de ativos tem  se tornado um dos maiores desafios da Contabilidade Moderna, tendo em vista as múltiplas exigências atuais dos usuários das informações emanadas da Contabilidade. Essas exigências são decorrentes do desenvolvimento e sofisticação dos mercados nos diversos países e, conseqüentemente, da  internacionalização da economia.





Fonte: http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos62006/220.pdf

0 comentários:

Postar um comentário