PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

28 de setembro de 2011

Um modelo de Plano de Contas Baseado em Atividade (PCBA): A Operacionalização de um Sistema de Contabilidade por Atividades (SCPA) para Software Houses



por Dra. Sonia Maria da Silva Gomes,
Prof. Tânia Cristina de Azevedo,
Marco Antonio Braga de Carvalho


Este artigo tem como objetivo apresentar um modelo de Plano de Contas Baseado em Atividades (PCBA) que permite a operacionalização de um Sistema de Contabilidade por Atividades (SCPA). O SCPA possibilita identificar e mensurar as atividades, bem como os processos que são executados pelas software-houses.

No PCBA o grupo de contas de resultado (receita, custo e despesa) é estruturado de acordo com as atividades que compõem os processos: essencial e apoio das software-houses. Já o grupo de contas patrimoniais é subdivido em seus múltiplos ciclos, obedecendo à equação básica da contabilidade (ativo, passivo e patrimônio líquido).

O modelo de PCBA proposto é configurado em três níveis (graus). O primeiro nível é o grau contábil, identificado pelos números de 1 a 4. Tais números representam os grupos e subgrupos de contas que compõem o sistema da contabilidade financeira. O segundo nível é o grau dos processos, identificado pelo número 5, controla os processos: essencial e apoio.

O terceiro nível ou grau de atividade controla os eventos que foram contabilizados em cada atividade. As contas do segundo e terceiro níveis compõem o sistema da contabilidade de gestão. O modelo de PCBA, apresentado, neste artigo, foi desenvolvido com base na pesquisa realizada por Gomes (2004).

Assim, o PCBA possibilita a operacionalização do SCPA e a parametrização das contas contábeis em outros sistemas empresariais, além de viabilizar a concepção de relatórios úteis ao processo de gestão das software-houses.


Fonte:
http://www.contabeis.ufba.br/materialprofessores/sonia/UM%20MODELO%20PLANO%20DE%20CBP.pdf

0 comentários:

Postar um comentário