PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

10 de setembro de 2011

A Importância da Contabilidade Analítica na Tomada de Decisão no Sector Público, Privado e Cooperativo – Estudo Comparativo de Casos



por: Sidalina Gonçalves, 
Ana Bela Teixeira, 
Carla Rosário, 
Carlos Mata, 
Rui Rita.

A Contabilidade tem ao longo da sua história respondido às diferentes necessidades de informação, quer externa quer interna. No entanto, a sua capacidade de resposta aumentou incomparavelmente com os avanços tecnológicos destas últimas décadas, tendo-se evoluído de uma falta, para um excesso de informação, onde mais importante que ter informação, é ter a adequada para ser suporte à tomada de decisão. A sua importância é pois, função da utilidade que tenha para os seus utilizadores, internos e externos. Segundo Anthony e Govindarajan (1998:14), o campo da Contabilidade está amplamente dividida em duas partes, a Contabilidade Financeira e a Contabilidade de Gestão. A primeira, fornece a informação externa regulamentada por princípios contabilísticos geralmente aceites, enquanto que a segunda, fornece a informação de uso interno não obedecendo a princípios ou normas emanadas por entidades reguladoras. No entanto, partem de regras que permitem obter informação útil para os utilizadores internos.

Considerando esta dupla finalidade da Informação Contabilística, no trabalho que  iremos desenvolver, irá ser dada prioridade à informação interna suportada pela Contabilidade Analítica ou de Gestão. Nesta perspectiva, a Contabilidade Interna (o sistema de Contabilidade Analítica ou de Gestão) tem acompanhado a crescente necessidade de informação para apoiar a gestão, permitindo a medição e avaliação da eficácia e a eficiência operacional dos factores de produção, por funções, ou por actividades. Há que salientar que a Contabilidade Interna constitui um dos instrumentos de “pilotagem” aos dispor dos responsáveis para o controlo de gestão, devendo ser um sistema estruturado e organizado de informação para a gestão e de apoio à tomada de decisão.

Este paper pretende indagar a importância da Contabilidade Analítica na obtenção de informação relevante para a tomada de decisão, estabelecendo a conexão com os objectivos do Plano Oficial Contabilidade Pública (POCP) e do Plano Oficial de Contabilidade (POC) ao nível de diferentes organizações pertencentes aos sectores económicos alvo destes dois planos: Público e Privado. Por outro, a crescente importância do sector social sem fins lucrativos, como sejam as cooperativas, e que têm um impacto decisivo sobre a vida económica e social da sua envolvente, tornou importante a inclusão deste sector no estudo realizado. A análise efectuada neste paper tem por base um Projecto de Investigação realizado no âmbito do 2º Concurso de Projectos de Investigação promovido pelo Instituto Politécnico de Setúbal - IPS. É neste cenário que se realizaram os Estudos de Casos, seleccionando para o efeito uma das escolas do IPS, a Escola Superior de Ciências Empresariais - ESCE e ainda as organizações, Refrige e Pluricoop, todas pertencentes ao Distrito de Setúbal. No estudo de caso efectuado nas três organizações (uma de cada sector), pretende-se aferir a importância que a Contabilidade Analítica tem como informação relevante para apoiar a tomada de decisão. 

 
Fonte: http://www.intercostos.org/documentos/custos_264.pdf

0 comentários:

Postar um comentário