PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

18 de setembro de 2011

De volta para o Futuro: Óbito Presumido e outros Mitos que habitam o Castelo da Contabilidade



por: Dr. Sérgio de Iudicibus,
Alexsandro Broedel Lopes


É tão comumente aceito que a informação contábil fornece somente um guia para o passado que praticamente nenhum debate acadêmico tem sido conduzido sobre o assunto.

O surgimento de empresas virtuais – e-companies – e outras empresas baseadas em ativos intangíveis contribui em muito para essa visão, como atesta B. Lev argumentando que os demonstrativos contábeis fundados no princípio histórico  como base de valor não retratam mais a realidade dessas empresas da chamada “nova economia”.
Esse e outros autores argumentam que os direcionadores de valor econômico mudaram deixando o tradicional modelo de partidas dobradas, incapaz de retratar essa nova realidade, obsoleto.

Poucos são os autores, como Iudícibus e Carvalho, que defendem que a contabilidade deve ocupar um papel mais nobre nesse cenário, por intermédio da chamada “subjetividade responsável”.

Outra linha de críticas duras refere-se à manipulação dos números contábeis, especialmente o lucro, visando ao atendimento de demandas variadas, normalmente advindas de analistas de mercado e de acionistas.Dentro desse cenário, não se espera que a contabilidade tenha alguma relação com a realidade econômica.


Fonte:
http://www.cgg-amg.unb.br/index.php/contabil/article/view/206/pdf_55

0 comentários:

Postar um comentário