PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

5 de setembro de 2011

O Impacto da Extinção da Correção Monetária do Balanço


por: Lara Cristiane dos Santos, 
Ricardo Augusto Lovo Vargas

Este artigo tem como objetivo mensurar os aspectos contábeis e tributários decorrentes da falta de reconhecimento dos efeitos inflacionários nos balanços das empresas tributadas pelo Lucro Real a partir de 01.01.1996. Para tanto, faz-se um breve histórico sobre a inflação e a correção monetária no Brasil. São utilizados exemplos para evidenciar os efeitos da aplicação do art. 4° da Lei nº. 9.249/95 nas informações contábeis.

Os efeitos inflacionários nos balanços das empresas tributadas pelo Lucro Real, a partir do ano de 1996, mesmo após 11 anos, ainda é um assunto polêmico. Mesmo após muitos estudiosos e pesquisadores das Ciências Contábeis, tais como: Sergio Iudícibus, Eliseu Martins, Ariovaldo dos Santos, entre outros, já tendo dissertado e demonstrado que a falta do reconhecimento dos efeitos inflacionários causam diversas distorções nas demonstrações contábeis, nada foi ou tem sido feito a esse respeito. O que se vê demonstra uma ausência de compromisso com a veracidade da informação contábil e um retrocesso a tudo que foi conquistado desde 1976.

A contabilidade, como fonte de informações econômico-financeiras, visa expressar monetariamente os eventos ocorridos em seu patrimônio. Quando a moeda sofre variações no seu poder aquisitivo, o registro das transações pelo seu valor histórico perde sua representatividade.

A falta de transparência e credibilidade nas demonstrações contábeis, causadas pelo não reconhecimento da inflação, é prejudicial para o usuário, haja vista que, esse valor serve como base para muitos outros fatores e análises. Dentre eles, podem ser destacados, como principais, a tributação e a distribuição de lucros.



Fonte: 
http://gc.facet.br/v5n1/pdf/o_impacto_da_extincao_da_correcao_monetaria_do_balanco.pdf

0 comentários:

Postar um comentário