PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

29 de setembro de 2011

Sistema de Informação Contábil - Gerencial ou Financeira



por Tatiani Kimiko da Costa Migiyama


Hoje, em um mercado globalizado e cada vez mais exigente, as empresas têm necessidade de estarem bem informadas, inclusive para prever situações futuras. A contabilidade, através de seus demonstrativos, pode fornecer muitas dessas informações, porém é na análise dessas informações que o administrador vislumbra o poder gerencial que a contabilidade pode oferecer ao processo de tomada de decisões.

Existe a obrigação legal de se manter a contabilidade fiscal, no entanto, o processo decisório deve levar em consideração muitas outras questões que influenciam a empresa e o seu patrimônio.

Ao longo dos tempos o contador deixou de lado a essência de sua ciência, prestar informações úteis para tomada de decisões, para simples e puramente atender abordagens fiscais e legais da contabilidade.

Para adequar-se às necessidades do mercado globalizado, o contador tem retomado as suas origens e procurado prestar informações contábeis úteis para o gerenciamento empresarial, haja vista que a informação contábil através dos demonstrativos contábeis é o retrato de fatos passados e presentes, entendida apenas por contadores. Porém, para atender a necessidade deste mercado, a informação contábil deve ser ágil e eficiente para o futuro.


Fonte: http://www.nead.unama.br/bibliotecavirtual/revista/adcontar/pdf/adcontar42art6.pdf

0 comentários:

Postar um comentário