PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

8 de agosto de 2012

Objetivos e usuários em contabilidade: a informação contábil e a sofisticação do usuário na tomada de decisão



por Léo Raifur, 
Esmael Almeida Machado, 
Rafael Borges Morch, 
Daniel Ramos

Os objetivos da contabilidade preconizam a necessidade de se produzir informações úteis para a tomada de decisões de seus usuários.  Este artigo parte do pressuposto da informação em seus atributos qualitativos como ponto de partida para estabelecer a inter-relação entre os objetivos e os usuários da contabilidade.
Usuários diferenciados, com necessidades especializadas, têm trazido à tona discussões acerca dos objetivos da contabilidade a partir de seu escopo teórico. Embora a informação contábil seja objetiva e verificável, seu modelo atual tem levantado críticas quanto a sua eficácia no processo de tomada de decisão.
Visando elucidar esse assunto foram pesquisados autores de teoria da contabilidade, órgãos e entidades oficiais e literaturas relacionadas, de forma a  contextualizar os vários entendimentos, reflexões e correntes aos objetivos da contabilidade e seus usuários.
As considerações e conclusões estabelecem a informação como o núcleo que interliga os objetivos da contabilidade a seus usuários e tece algumas reflexões sobre os padrões e o arcabouço normativo-legal da prática contábil e as necessidades de seus usuários, apoiando a solução do problema em três pontos principais: o escopo teórico da contabilidade; o grau de sofisticação do usuário e as condições de tomada de decisão

0 comentários:

Postar um comentário