PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

7 de agosto de 2012

Os Créditos de Carbono e seus Efeitos Contábeis


por Prof. Dra. Maisa de Souza Ribeiro

Originariamente e sob o ponto de vista de seus mentores, os créditos de carbono, especialmente, a categoria MDL, surgiram como uma alternativa de realocação de recursos dos países ricos para aqueles em desenvolvimento, visando a promoção do sustentabilidade do planeta.
A partir de um acordo internacional, algumas regras foram estabelecidas para regulamentar a concessão de recursos financeiros para a criação, implementação e manutenção de empreendimentos que visem a redução ou remoção dos gases de efeito estufa nos países em desenvolvimento como medida compensatória para a continuidade da emissão de poluentes nos territórios de origem das empresas.
A pesquisa tem como meta identificar e analisar as transações econômico-financeiras envolvidas visando definir qual o melhor tratamento contábil para refletir os efeitos patrimoniais.
Observou-se que as medidas empreendidas para a obtenção dos créditos de carbono se sobrepõem às de natureza operacional, porém, os créditos geram um ativo intangível semelhante aos títulos e valores mobiliários existentes no mercado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e indutiva, que se utilizou da pesquisa bibliográfica e documental para análise das implicações contábeis possíveis.

0 comentários:

Postar um comentário