PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

23 de agosto de 2012

Relação entre Disclosure e Governança Corporativa das Empresas Brasileiras


por Ana Paula Lanzana



O disclosure tem papel fundamental no funcionamento do mercado de capitais, sendo essencial paia a adequada avaliação das oportunidades de investimentos pelo; agentes econômicos na medida em que reduz a assimetria informacional.
A literatura mostra que diversos fatores afetam as decisões sobre o nível de disclosure, e. considerando que no Brasil o principal conflito de agência ocorre entre acionistas controladores e minoritários, considera-se que características de governança corporativa seriam possivelmente um fator determinante das decisões de disclosure.
A presente pesquisa teve por objetivo detectar se haveria relação significante entre disclosure e governança através de regressões pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários e pelo modelo Tobit para o ano de 2002 onde o nível de disclosure foi a variável dependente (foi criado um índice de disclosure especialmente para este estudo.


Fonte: http://www.ppge.ufrgs.br/GIACOMO/arquivos/gov-corp/lanzana-2004.pdf

0 comentários:

Postar um comentário