PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

13 de agosto de 2012

Organismos e Normas Internacionais de Contabilidade - Um problema de Padronização


por Aderbal Nicolas Müller

Com o crescente avanço tecnológico, facilidades de comunicação, rapidez no processamento de informações e mobilidade internacional do capital, a estrutura econômica das nações se modifica, dando lugar à implantação de novas tecnologias e ao surgimento de novos mercados. A padronização de regras e normas contábeis em nível mundial cada vez se faz mais necessária, motivada pelo aumento dos investimentos internacionais, que exigem informações rápidas e seguras para o processo de tomada de decisão. Não basta aos Contadores o conhecimento das técnicas e legislações específicas utilizadas em nosso país, nem mesmo a obtenção de parâmetros referentes ao país com o qual se relacionam, pois sempre haverá uma carência a mais, a respeito de outra situação com que se defrontam.
Nesses termos, cabe analisar a necessidade de uma só regulamentação de caráter internacional, que envolva todos os aspectos inerentes à contabilidade e à auditoria, que estruture parâmetros suficientemente ágeis para a interpretação dos relatórios elaborados em qualquer país.
Atualmente, os relatórios financeiros preparados para acionistas e outros usuários, envolvem princípios e procedimentos que podem variar bastante de país para país e, algumas vezes, até mesmo dentro de um mesmo país. Relatórios de Contabilidade, portanto, podem ser escassos em termos de comparabilidade. Isso é altamente insatisfatório porque: - gera custos de preparação de relatórios financeiros muito mais altos que o necessário; uma companhia multinacional deverá preparar diferentes relatórios de suas operações para uso em diferentes países; - negócios devem ter, supostamente, sistema uniforme de demonstração de performance financeira em suas operações em diferentes países e também relatórios externos consistentes com o desempenho interno. Esses dois objetivos não serão alcançados se os padrões de contabilidade (normas) variarem de país para país.
Analistas de investimentos e outros usuários de relatórios financeiros incorrem em custos extras de análise quando os relatórios são preparados de acordo com diferentes padrões (normas) em diferentes países, o que pode levar à interpretação errônea dos mesmos. A competição efetiva entre os mercados de capitais do mundo pode ter um obstáculo, e as companhias precisarão arcar com custos mais altos por causa das dificuldades que envolvem a análise financeira. A contabilidade sofre com isso, pois os relatórios contábeis perderão significativa credibilidade se uma companhia relatar diferentes volumes de lucros para diferentes países em relação às mesmas transações.



Fonte: 
http://www.pericia.pro.br/Artigos/Organismos%20e%20Normas%20Internacionais%20de%20Contabilidade.PDF

0 comentários:

Postar um comentário