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28 de junho de 2011

A Abrangência da Contabilidade Gerencial segundo os Docentes de Contabilidade de Santa Catarina


por Paulo Roberto da Cunha - Ilse Maria Beuren - Rita Buzzi Rausch - Daniela Benvenutti



A contabilidade gerencial refere-se ao ramo da contabilidade que tem por objetivo fornecer informações aos gestores acerca do planejamento, execução e controle das atividades em organizações. Essas informações muitas vezes acabam se confundindo com a abrangência de outras áreas da contabilidade. Neste sentido, o objetivo deste estudo é identificar qual a área de abrangência da contabilidade gerencial na visão dos docentes que atuam nos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) ligadas ao sistema ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE) de Santa Catarina - Brasil.

Busca-se também efetuar uma análise comparativa entre os resultados encontrados com os docentes do estado de Santa Catarina com um estudo realizado no estado do Paraná. A pesquisa justifica-se ao buscar contribuir para a convergência dos temas entendidos como específicos à contabilidade gerencial. Trata-se de pesquisa descritiva, do tipo de levantamento ou  survey, com abordagem quantitativa.

O instrumento de coleta de dados consubstancia-se de um questionário com perguntas fechadas. A população compreende todos os docentes dos cursos de Ciências Contábeis das 15 IES ligadas ao sistema ACAFE. Com o retorno dos questionários, chegou-se a amostra de 40 docentes, que atuam em nove universidades.

Os resultados mostram que na visão dos docentes pesquisados , as principais temáticas de abrangência da contabilidade gerencial são: informações contábeis para tomada de decisão, custos para avaliação, controle e tomada de decisão, controle gerencial por áreas de responsabilidade, avaliação de desempenho e lucro empresarial.

Comparando-se os resultados encontrados em Santa Catarina com o estudo realizado no estado do Paraná, constatou-se que as informações contábeis para tomada de decisão e custos para avaliação, controle e tomada de decisão foram itens convergentes, considerados como muito importantes. Indicados sem nenhuma importância, as convergências foram nos itens planejamento e controle na administração pública e implicações comportamentais.


 

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