por Ana Maria Cavassin Esteche
Jeferson Lozeckyi
O Capital Humano vem ganhando prestigio cada vez mais nas empresas. É considerado um fator determinante para o crescimento das organizações, bem como elemento eficaz na tomada de decisões estratégias para mantê-las competitivas no mercado, outrossim colabora para manter clientes fiéis e satisfeitos. Mas até que ponto pode-se considerar isso verdadeiro... Para investigar a veracidade de tal importância é que esse trabalho foi elaborado.
Através de pesquisas levantaram-se informações sobre o ativo humano, considerado como intangível, e contabilizado na Contabilidade de Recursos Humanos. E foi entregue um questionário com dez questões, a algumas empresas de Guarapuava, optando-se pela escolha de diferentes segmentos de mercado. Posteriormente, foram analisadas as respostas, comparando-as entre si, e demonstrando-as de forma mais clara e precisa através de gráficos.
1. INTRODUÇÃO
O capital humano é indispensável na avaliação das empresas. Na atual conjuntura em que se vive, para administrar uma empresa é preciso mais do que atividades de gerência, como planejar, organizar e controlar. Cada vez mais se procura a capacidade de criar, de multiplicar e utilizar eficazmente conhecimentos e habilidades. Problemas como manter os clientes fiéis e seguros, dando confiabilidade frente à concorrência e manter a entidade competitiva atingindo suas metas e seus objetivos, necessita de habilidades humanas em alto grau de instrução e conhecimento.
Muitas vezes, o funcionário levou anos de treinamento se aperfeiçoando e se qualificando para gerar futuramente resultados positivos no fluxo de caixa da empresa. E, se demitido, com a vasta experiência e capacidade intelectual que adquiriu, e pela sua atuação no mercado, poderá haver prejuízo no resultado futuro da empresa.
Alguns administradores usam relatórios de satisfação de clientes, de produtividade e de processo de qualidade. Para alguns contadores, essas informações contábeis criam uma imagem positiva da empresa dando credibilidade e confiança, tornando-a competitiva no mercado, mas não registra o valor de seu ativo mais importante que é o seu quadro de funcionários.
Considera-se o mais valioso dos capitais, aquele que é investido em treinamento de pessoal. A força de trabalho pode representar rendimentos futuros.
O comportamento organizacional ajuda a prever, explicar e compreender as atitudes do indivíduo e dos grupos de trabalho, dando compreensão sobre liderança e poder, aprendizagem, percepção, atitudes, conflitos, mudanças organizacionais e tudo o que afetam os empregados nas organizações. Trevisan et al (2002, p. 5) diz em que:
Valores virtuosos como disciplina, lealdade, honestidade, perseverança e respeito encontram-se presentes na missão de organizações e têm sido responsáveis pela longevidade e credibilidade de algumas, por longas décadas. A Sony, por exemplo, preserva o “respeito e encorajamento às capacidades das pessoas”. A 3M, por sua vez, presa pela “inovação, integridade absoluta, respeito pela iniciativa individual e pelo crescimento pessoal, tolerância com os erros, qualidade e confiabilidade”.
O objetivo deste trabalho consiste em explicar o conceito de Capital Humano e por que esse é considerado um bem intangível. E demonstrar se há percepção do seu valor, bem como se há investimento em ativo humano e se esses investimentos são controlados nas empresas. Também, identificar qual a função da Contabilidade de Recursos Humanos.
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