PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

14 de junho de 2011

A Visualização do Balanço Patrimonial como Sistema de Informação



por Fábio Iser


Este artigo trata do Balanço Patrimonial como uma ferramenta de Sistemas de Informação, e tem o intuito de apresentar aos acadêmicos da área de Ciência Sociais Aplicadas (especialmente do curso de Administração), a ligação entre estes dois instrumentos.

Esperamos com isso ajudar a visualizar a relação existente entre a análise das informações contidas num balanço patrimonial que ao serem aplicadas a um sistema de informação, gera uma informação mais completa ajudando assim na tomada de decisões.

No curso de bacharelado em administração o acadêmico tem contato com disciplinas que aparentemente pertenceriam a outros cursos, como por exemplo, as disciplinas de contabilidade, economia e informática. No entanto estas disciplinas permitem que o então administrador tenha conhecimento de onde surgiram, e qual o processo para a obtenção das informações que chegam até ele. Existe, portanto uma necessidade de entender a correlação entre os conhecimentos das disciplinas, para visualizá-los como um único conhecimento.

Neste sentido, observamos o caso do Balanço Patrimonial que é um relatório de suma importância que, quando associado a um Sistema de Informação pode indicar caminhos para melhorar a situação financeira de uma empresa, sendo que isoladamente o balanço patrimonial apenas apresenta a situação atual da “saúde” financeira da empresa ou instituição.

Para que possamos de fato associar o Balanço Patrimonial a um Sistema de Informação é necessário conhecer a estrutura e funcionamento dos mesmos, o que também permitirá que o resultado seja preciso, o que valida a utilização dos instrumentos.

Este artigo pretende elencar de maneira simples e objetiva os elementos que compõe a estrutura do Balanço Patrimonial e Sistemas de Informação para uma correta utilização destas importantes ferramentas.


Fonte: http://www.unemat-net.br/artigos/fot_40Fabio%20Iser.pdf

0 comentários:

Postar um comentário