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11 de junho de 2011

A Interdisciplinaridade no ensino da Contabilidade - um estudo empírico da percepção dos Docentes





por: Fatima Aparecida da Cruz Padoan
Ademir Clemente

Introdução

O Sistema Educacional é constantemente questionado e repensado, no sentido de sua incapacidade de preparar profissionais para as demandas do futuro. Especificamente no que diz respeito à Contabilidade, o problema da qualidade do ensino é antigo e passa por um fator determinante, que é o professor.

A busca de novos horizontes, ao se estudar o ensino superior em Contabilidade, sugere o desenvolvimento de novas metodologias.

Para Nossa (1999) e Marion (1998), a pesquisa na área contábil é, ainda, incipiente . Sendo que o papel do Ensino Superior está alicerçado no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, é preciso que o quadro atual se modifique, pois é o ambiente acadêmico que irá nortear o estudante de graduação em Ciências Contábeis para a relevância da Contabilidade.

Atualmente, há uma exigência de formação de seres humanos capazes de se adaptar a novos ambientes, de compreender e dominar a complexidade das relações e atividades humanas e, acima de tudo, coordenar o turbilhão de informações e novos conhecimentos que se contrapõem aos padrões de referência até então dominantes.

Partindo deste quadro, buscou-se estudar a interdisciplinaridade e como ela se dá no meio do ensino Contábil. Embora o assunto traga algumas divergências quanto à definição, não resta dúvida quanto a sua relevância para o ensino.



Fonte: http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos62006/551.pdf 

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