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11 de setembro de 2011

O Jogo da Contabilidade - Iniciação à Contabilidade



por Judith Orloff
Darell Mullis.


Como é que as pessoas aprendem efectivamente? Há imensas respostas e teorias para esta questão. As idéias existentes vão desde os factores genéticos, à osmose e à inteligência emo¬cional. A pesquisa no âmbito das neurociências á abundante no século XXI.


Mas, por agora, pergunte a si próprio: como é que eu aprendo?


Não é uma pergunta interessante? E, já agora, o que á que você aprende? Assimila informação através da leitura, da observação de vídeos, do uso de computadores? Poderá adquirir «competências pessoais» sem interagir com outras pessoas? Poderá mudar o seu comportamento sem ter um modelo daquilo que de vê rasei o comportamento ideal? Ou de qual a sensação que esse comportamento lhe deverá trazer? Encontra pessoas no seu quotidiano que queira imitar? E imita-as efectivamente.  Como faz isso? Será que ainda se consegue lembrai das letras das canções da sua infância, mas não das que ouviu na semana passada, ou até mesmo esta manhã? Perguntas e mais perguntas. Mais do que qualquer outro processo cerebral, as perguntas ajudam-nos a aprender.


Lembra-se do que ouvimos dizei sobre o primeiro ano de vida de um bebê. Os bebês aprendem mais nesse primeiro ano do que no conjunto de todos os outros anos da sua vida. Todavia, nesse primeiro ano, os bebês não conseguem colocar perguntas da maneira que conseguirão mais tarde, quando tiverem aprendido a usar a linguagem. Então, de que modo os bebês aprendem? E quais são os princípios que podemos daí retirar para ajudar os adultos a aprenderem mais rapidamente, a relerem novas informações durante mais tempo, e a aplicarem imediatamente essas novas informações nas suas vidas?


E o que tem tudo isto a ver consigo e com este livro? Boa pergunta.


O Jogo da Contabilidade foi escrito de modo a criar uma experiência de aprendizagem específica à medida que lhe transmite competências básicas na área da contabilidade. Designamos este método de aprendi¬zagem por "aprendizagem acelerada». O que pensa que isto significa? Trata-se de uma metodologia de aprendizagem que faz uso de todos os seus sentidos, bem como das suas emoções e da sua capacidade de pensamento crítico. Caso se consiga lembrar das salas de aula do seu jardim-de-infância ou da sua escola primária, recordar-se-á de ver muitos mapas coloridos, letras e números e desenhos esboçados a traços muito largos pelas crianças. Aprendeu o alfabeto a cantar. Aprendeu a tabuada repetindo-a em voz alta juntamente com as outras crianças. Ria-se muito. Era criativo. 

Mais tarde, o modo como os seus professores lhe ensinavam passou a ser diferente quando entrou para os 2° e 3º ciclos do ensino básico, ou para o ensino secundário. Aprender passava, então, mais por ouvir o professor. Tudo era mais a preto e branco, mais sistemático. Estudava antes dos testes e provavelmente saía-se bem - ou talvez não. Todavia, apesar dos inúmeros trabalhos de casa e de todo o «marranço», já não se lembra da maior i a da informação que aprendeu no ensino secundário. A razão pela qual isso aconteceu prende-se com o facto de essa informação ter ido pai ai à memória de curto prazo, para que conseguisse ter positiva nos exames e passasse para o ano seguinte.


Fonte: http://www.centroatlantico.pt/titulos/desafios/imagens/excerto-livro-ca-ojogodacontabilidade.pdf

1 comentários:

Anônimo disse...

Caro Amigo.

Parabéns pela iniciativa de promover uma discussão sobre essa ciência.

grande abraço.

prof. Paulo César Galetto

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