PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

5 de fevereiro de 2012

Basiléia II: Reflexos do Novo Acordo e os Desafios para a Contabilidade


por Eduardo Ito
Mestre em Administração pela PUC-SP
MBA Controller pela FIPECAFI-USP
Supervisor de Risco Operacional do Bradesco
Professor dos cursos de Pós-Graduação do IMES e da UNIA
OBS: Este Trabalho reflete apenas a opinião do autor, não cabendo as entidades mencionadas nem ao Banco Central do Brasil nenhuma responsabilidade.

Com a evolução do Atual Acordo de Capital para Basiléia II, publicado em junho de 2004, se fazem necessárias mudanças substanciais na Contabilidade Bancária tanto em termos de contas como de estrutura e conceitos, principalmente de risco operacional.

Este trabalho propõem a levantar essas mudanças, principalmente com o contexto atual sugerir algumas alternativas tanto para os bancos como para o supervisor focando os aspectos contábeis.

Este trabalho tem por objetivo destacar os desafios contábeis que as intituições financeiras enfrentarão para se adequar ao Novo Acordo de Capital, Basiléia II. Partindo da Basiléia II, e observadas as práticas contábeis vigentes, buscou-se evidenciar as diferenças significativas de cada um. Finalmente, ressaltam-se os recursos necessários para o devido alinhamento a Basiléia II. Lembrando que este trabalho não tem o intuito de esclarecer, resumir e calcular o prescrito na Basilèia II.
 Fonte: 




0 comentários:

Postar um comentário