PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

29 de fevereiro de 2012

Usando Programação Linear na Contabilidade Decisorial



por Valcemiro Nossa, 
José Ferreira Chagas


Uma das mais nobres funções do profissional de Contabilidade é o suprimento de informações de controle para suporte a decisões econômicas.
Essa função cresce ainda mais em importância à medida que, neste final de século, são aceleradas as mudanças no meio ambiente empresarial, decorrentes, em sua maioria, do avanço tecnológico e da nova configuração da economia internacional, marcada pela maior desregulamentação, exposição a riscos, agilidade e competitividade dos mercados.
O cenário exige novas competências. Não basta uma resposta correta para uma questão complicada. Em geral, um problema exige várias soluções, todas fornecidas com informações ágeis e consistentes. Definitivamente não há mais lugar para a improvisação e para decisões intuitivas.
Tornou-se imprescindível para os contadores a utilização de métodos quantitativos na prestação de soluções para os problemas do dia-a-dia das empresas e instituições. Uma das ferramentas com maior potencial de uso é a programação linear.
Este artigo procura demonstrar quão útil, eficiente e indispensável tornou-se essa técnica para os profissionais contábeis, notadamente com o surgimento das planilhas eletrônicas, as quais propiciam amplas facilidades para o manuseio dessa e de outras técnicas matemáticas e estatísticas.
A interpretação dos resultados da aplicação da programação linear em questões do cotidiano empresarial e institucional é um dos aspectos mais enriquecedores da formação do contador. Nos últimos anos, felizmente, os microcomputadores e as planilhas eletrônicas tornaram-se os grandes parceiros dos profissionais, pois agregaram rapidez, eficiência e eficácia no emprego dessa ferramenta, conforme será mostrado neste trabalho.
Os aspectos conceituais mais relevantes da programação linear serão mostrados no primeiro tópico do artigo. A seguir, os autores procuram ressaltar a praticidade da operacionalização da técnica, especialmente quando se usa uma planilha eletrônica1. Será desenvolvido um exemplo aplicativo, com o uso do recurso “SOLVER” disponível na planilha Microsoft Excel para Windows 952, versão 7.03. Após a evidenciação de como determinar e interpretar as informações fornecidas, os autores manifestam suas conclusões sobre o tema.


Fonte: 
http://www.fucape.br/_admin/upload/centro_pesquisa/1997-Programa%C3%A7%C3%A3oLinear.pdf

0 comentários:

Postar um comentário